Em 2025, o público da ONU News, nos quatro cantos do globo, priorizou temas como saúde global, crescimento da população mundial, eventos climáticos extremos, língua portuguesa e riscos da inteligência artificial.
A prova está nos dados de audiência que revelam as 10 matérias mais lidas e ouvidas na página do canal oficial de notícias das Nações Unidas em português. Veja a lista das 10 mais:

Um menino no Iêmen se recupera completamente da desnutrição aguda, graças ao apoio da ONU
Alertas de saúde e crescimento populacional
Em primeiro lugar, uma reportagem sobre a evolução de casos de metapneumovírus na China no começo do ano e, em segundo lugar, uma cobertura sobre dados da Organização Mundial da Saúde, OMS, que revelam que mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais.
Os debates nas Nações Unidas em abril sobre o crescimento da população mundial, que deve chegar a 10,3 bilhões de pessoas em meados de 2080, foi o terceiro tema que mais atraiu atenção do público.
Em quarto lugar, ficou um levantamento sobre os 10 eventos climáticos extremos que abalaram o Brasil em 2024, como as chuvas no Rio Grande do Sul, a seca na Amazônia e a onda de calor na região central do país.
Estrangeiros que amam o português
Um dos maiores destaque do ano foi o Podcast ONU News com três influenciadores que promovem o português em suas redes sociais. No Podcast para marcar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, em 5 de maio, eles falaram de sua nova vida no Brasil, do aprendizado diário da língua e do que mais gostam na nação que adotaram.
Esta foi a quinta matéria mais acessada com os influenciadores digitais Bridget Fancy, Paul Cabannes e Ekaterina Puchkova, que são dos Estados Unidos, França e Rússia, respectivamente.
Como a Língua Portuguesa mudou a vida desses três Influenciadores estrangeiros
Eles contaram que o português teve o poder de transformar suas personalidades, revelando aspectos que não eram tão evidentes quando usavam suas línguas maternas, como simpatia, amorosidade e humor.
O sexto lugar também foi conquistado pela língua com a reportagem realizada nas ruas de Lisboa, Portugal, mostrando o processo de aprendizado do português por estrangeiros que vivem na cidade.
Confira a lista das 10 matérias mais
acessadas:
O Podcast ONU ocupou ainda a 7a posição com um alerta do médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. Ele estuda o cérebro humano desde 1989 e afirmou que vê risco de perda da capacidade intelectual com uso abusivo de telas e agentes de inteligência artificial.
O pedido da ONU por investigações sobre as operações policiais que deixaram mais de 120 mortos no Rio de Janeiro em outubro também foi um conteúdo bastante acessado, seguido por matérias sobre sobreviventes do Holocausto e sobre a integração da cultura oceânica no currículo escolar brasileiro.
Cobertura em Belém da COP30
Em novembro, foi a vez da ONU News se deslocar para Belém do Pará, com o repórter Felipe de Carvalho, para a cobertura da 30a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP30.
O tema entrou na pauta já no início do ano com diversas vozes envolvidas na preparação do evento como a do presidente da COP30, André Corrêa do Lago, a CEO, Ana Toni, a ministra Marina Silva, secretária de Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé, a membro do Grupo Consultivo da Juventude sobre Mudanças Climáticas do secretário-geral da ONU, Txai Suruí e outros.
A cobertura em Belém incluiu ainda uma viagem de campo a uma escola resiliente a eventos climáticos no meio da Amazônia e visita a uma produção agroecológica de cacau na floresta, junto à presidente da Assembleia-Geral da ONU, Annalena Baerbock.

A Conferência do Clima da ONU continua em Belém, no Brasil
Entrevistas com chefes de Estado e Governo
A cobertura da ONU News da 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, Unga 80, em setembro, focou em entrevistas exclusivas com chefes de Estado e Governo de Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe, além de transmissão de todos os discursos dos países lusófonos e um blog em tempo real com os bastidores do evento.
Os canais da ONU News no YouTube e no X, o antigo Twitter, multiplicaram a audiência durante todo o ano especialmente com temas como o cessar-fogo entre Israel e Gaza, o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o aniversário de 80 anos das Nações Unidas.

