Uma extensão de navegador criada para driblar a enxurrada de conteúdos gerados por inteligência artificial promete devolver ao usuário uma internet feita majoritariamente por pessoas.
Disponível para Chrome e Firefox, a ferramenta chamada Slop Evader exibe apenas resultados publicados antes de 30 de novembro de 2022, data do primeiro lançamento público do ChatGPT.

A ferramenta foi desenvolvida pela artista e pesquisadora Tega Brain, que decidiu criar o projeto após observar a crescente preocupação com a rápida disseminação da IA generativa e a consequente perda de confiança nas informações disponíveis online. Para ela, a dificuldade de distinguir o que é produzido por humanos e por máquinas se tornou um problema central da navegação contemporânea.
Esse cenário é reforçado por dados recentes. Há poucas semanas, a empresa Graphite divulgou um estudo indicando que mais da metade de todo o novo conteúdo publicado atualmente na internet já é criado por inteligência artificial. O levantamento aponta que, em termos de volume, os materiais produzidos por IA superam aqueles feitos por pessoas.
De acordo com a pesquisa, desde o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, muitas empresas passaram a explorar o uso de conteúdos gerados por grandes modelos de linguagem como estratégia para ampliar o tráfego em mecanismos de busca, redes sociais e anúncios.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, BlueSky, Threads, Instagram e Twitch! | Siga Bruno Renzi no Instagram!

