A inteligência artificial avançou com força assustadora em 2025. Robôs criados pela IA ganharam autonomia e já podem raciocinar, planejar e executar tarefas humanas. Na ciência, por exemplo, fórmulas estão sendo desenvolvidas para a fabricação de remédios. Estudos apontam caminhos para uma revolução no diagnóstico e tratamento de doenças.
Por outro lado, a preocupação com o uso irresponsável dela tem aumentado, como o disparo de notícias falsas na internet e as ações de criminosos no Brasil e no mundo. Uma delas, a clonagem de voz para aplicação de golpes financeiros.
Nos Estados Unidos, os pais de um jovem processaram uma empresa de inteligência artificial. O adolescente tirou a própria vida depois de se aconselhar com a máquina. Na Itália, uma lei que pode dar cadeia para quem manipular e difundir imagens falsas geradas por IA foi aprovada.
No Brasil, a Câmara dos Deputados discute um projeto de lei, já aprovado pelo Senado, para regulamentar o uso da inteligência artificial. A garantia de empregos sem frear o avanço da tecnologia e a definição de direitos e deveres também estão em debate.
Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal decidiu que as redes sociais são responsáveis por publicações violentas ou criminosas feitas por usuários. A Corte determina ainda que as plataformas devem remover conteúdos de ódio, sem precisar de ordem judicial.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

