Pular para o conteúdo

Biotic encerra 2025 com ampliação de parcerias, uso de IA no governo e destaque global para startups

Banner Aleatório

Em 2025, o Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) consolidou sua posição como território estratégico para inovação no Distrito Federal, reunindo governo, setor produtivo e academia em uma agenda marcada por atração de instituições, fortalecimento de negócios e avanço de iniciativas em inteligência artificial.

Banner Aleatório
14 2 materia biotic foto divulgacao peptidus biotech jpeg
Finalista brasileira em evento na Europa, Peptidus projetou o DF no cenário internacional | Fotos: Divulgação/Biotic

Durante o ano, o Biotic ampliou sua capacidade de conexão com o mercado global ao sediar encontros entre empresas brasileiras de tecnologia e compradores internacionais, reforçando o papel do parque como ponte para novos negócios e parcerias.
 
No campo do empreendedorismo de base tecnológica, startups residentes também ganharam destaque com soluções de impacto: a Polus avançou com tecnologias voltadas à eficiência energética, e a Peptidus projetou o DF no cenário internacional ao figurar como finalista brasileira em evento europeu, além de acumular premiações ao longo do ano. 

Soluções estratégicas

17 12 biotic3 jpeg
Programas desenvolvidos pelo parque tecnológico fortalecem iniciativas voltadas à pesquisa

Um dos principais marcos de 2025 foi o fortalecimento da agenda de inteligência artificial no DF. Em maio, o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou o Centro Integrado de Inteligência Artificial (CIIA), iniciativa voltada à pesquisa, ao desenvolvimento de talentos e à criação de soluções em áreas estratégicas como saúde, educação e segurança. 

Já em agosto, o Biotic sediou a inauguração do Laboratório Multiusuário de Inteligência Artificial (LIA), estruturado para impulsionar projetos e aplicações de IA direcionadas à modernização de serviços públicos. 

“O Biotic está se transformando em um lugar onde inovação deixa de ser promessa e vira entrega: conexão, pesquisa aplicada e solução para desafios reais do DF”

Gustavo Dias, presidente do Parque Tecnológico de Brasília

Na área de ciência, tecnologia e inovação, o parque recebeu ainda a instalação de uma base do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), movimento que amplia a articulação institucional e reforça a vocação do DF para inovação aplicada e políticas públicas de CT&I. 

Encerrando o ano com avanços institucionais, o Biotic passou a ser reconhecido oficialmente como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), nos termos da Lei nº 10.973/2004, e aprovou sua política de inovação (Inova Biotic), fortalecendo a governança e as diretrizes para pesquisa, desenvolvimento e inovação no ecossistema.

“O Biotic está se transformando em um lugar onde inovação deixa de ser promessa e vira entrega: conexão, pesquisa aplicada e solução para desafios reais do DF”, avalia o presidente do Parque Tecnológico, Gustavo Dias.

*Com informações do Parque Tecnológico de Brasília

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *