19
A OpenAI, a empresa criadora do ChatGPT, está a preparar-se para expandir o seu império do software para o mundo dos objetos físicos. Segundo os media especializados internacionais, que citam fontes anónimas da cadeia de abastecimento, a empresa liderada por Sam Altman está a desenvolver uma linha de três dispositivos de hardware sob o nome de código “Gumdrop”. O primeiro que deverá ver a luz do dia: uma caneta inteligente.
Este produto, fruto da colaboração com o designer Jony Ive (o homem por trás de aparelhos de grande êxito da Apple, como o iPod, os primeiros iPhones e iPads) não será apenas um acessório para tablets. Fontes próximas do projeto descrevem-na como um dispositivo “contextualmente consciente” que deverá permitir digitalização em tempo real, como transcrever notas manuscritas diretamente para o ChatGPT e interação por voz — irá, supostamente, funcionar como um assistente pessoal sem ecrã, permitindo comandos e conversas fluidas.
Mas todo o projeto (e a parceria com o Ive) é mais ambicioso. Espera-se que a OpenAI lance um total de três produtos distintos, cada um focado numa forma diferente de interação humana.
Leia mais em Diário de Notícias
