Segundo uma pesquisa feita pela Alura Para Empresas, em parceria com a FIAP – a Educação Tech & Eficiência Operacional das Empresas – as companhias que investem em ações de treinamento tech observam melhorias em indicadores de performance, incluindo aumento de produtividade (64%) e engajamento (45%). É uma estatística que vem bem a calhar, considerando a necessidade que as empresas tem de capacidades em tecnologia atualmente.
A Alura também apurou quais foram os 10 cursos de tecnologia mais procurados em sua plataforma no primeiro semestre de 2024. Isso também indica que essas áreas receberam maiores investimentos em capacitação, e traçam um panorama das habilidades mais relevantes para o mercado no período.
Leia também: A IA está em todo lugar, até na sua xícara de café
Confira o ranking completo:
- Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript;
- Git e GitHub: compartilhando e colaborando em projetos;
- Power BI Desktop: construindo meu primeiro dashboard;
- Python: crie a sua primeira aplicação;
- Excel: domine o editor de planilhas;
- HTML e CSS: ambientes de desenvolvimento, estrutura de arquivos e tags;
- Scrum: agilidade em seu projeto;
- Docker: criando e gerenciando containers;
- Lógica de programação: explore funções e listas;
- Python para Data Science: primeiros passos.
Ranking em mutação
O levantamento mostra uma mudança nos interesses das empresas em relação ao ano anterior. Áreas como Business Intelligence, com o curso de Power BI, e Ciência de Dados, representada pela busca por “Python para Data Science”, cresceram em expressividade.
Para Tavane Gurdos, diretora geral da Alura Para Empresas, o ranking ressalta que há uma forte mobilização no mercado em promover a inteligência de dados nos negócios. “Ferramentas como JavaScript, Python, Power BI e Excel abrem caminhos para que as companhias criem soluções inovadoras, otimizem processos e tomem decisões estratégicas dentro de um vasto ecossistema digital”, diz.
O estudo também revela que 60% das organizações pesquisadas avaliam que seus clientes ou usuários conseguiram perceber – de forma direta ou indireta – os impactos positivos dos investimentos em treinamentos tech. De acordo com Tavane, esse número e o próprio ranking da escola indicam que muitas companhias já entenderam que precisam se adaptar à realidade dinâmica do mercado para se manterem competitivas e reterem talentos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!