A B3, operadora da Bolsa de Valores brasileira, vai ampliar a negociação de contratos futuros de ouro e dos criptoativos Bitcoin, Ethereum e Solana para 12 horas diárias.
A mudança ocorre em um momento de forte volatilidade das criptomoedas e de corrida intensa pelo ouro, ativo que mais se valorizou em 2025, com alta de 65%, e serviu de porto seguro em meio a instabilidades na maior economia do mundo, os Estados Unidos.
Atualmente, a negociação desses ativos ocorre durante horário normal do pregão, da 10h às 18h. A alteração ocorrerá em duas etapas. Na primeira, com início programado para o dia 9 de março, as operações com ouro e as criptomoedas ocorrerão das 8h às 18h30.
Na segunda fase, que começará em 20 de abril, as negociações serão estendidas até as 20h, consolidando um período de 12 horas diárias de mercado aberto para esses produtos, além de suas respectivas rolagens, de segunda a sexta-feira.
A partir da segunda fase, a janela de alocação de derivativos financeiros também será atualizada para as 20h30 para todos os contratos derivativos da bolsa.
Além de serem negociadas por meio de contratos futuros, as criptomoedas também são compradas e vendidas na B3 por meio de ETFs (fundos de índices), cujas negociações se manterão no horário normal do pregão.
Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, diz que a decisão de ampliar o horário responde a uma demanda de investidores que necessitam de flexibilidade para negociar fora do horário comercial tradicional.
“Nosso objetivo é democratizar o acesso a esses ativos, garantindo que o investidor conte com a proteção de regras claras, contraparte nas operações e governança de alto nível”, diz o executivo.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
A Bolsa de Valores de São Paulo, B3, anunciou a ampliação do horário de negociação de ouro e criptomoedas, a partir de 08/01/2026. Essa mudança pode trazer oportunidades para investidores interessados em diversificar sua carteira e buscar novas fontes de renda. Vale a pena ficar atento a essas novas possibilidades e avaliar como isso pode impactar seus investimentos. A ampliação do horário de negociação pode abrir portas para novos horizontes financeiros e é importante estar preparado para aproveitar ao máximo essas oportunidades.

