Prefeitura de São Paulo abre 320 vagas para mães atuarem na rede municipal de ensino
As atividades são exclusivas para mulheres que residem na Capital e que estejam em vulnerabilidade social. A participação conta com bolsa de R$ 1.702 por até 18 meses
Publicado em: 13/01/2026 17h38 | Atualizado em: 13/01/2026

Fotografia de uma mãe guardiã em atividade numa escola da Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais da Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, abre nesta terça-feira, 13 de janeiro, inscrições on-line para 320 vagas para mães e mulheres da comunidade escolar atuarem em equipamentos da rede municipal de ensino da Capital. As interessadas no Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs devem acessar o Portal Cate e preencher formulário com dados pessoais até essa quarta (14), até às 23h59.
Para participar é necessário ser mãe de aluno matriculado na rede municipal de ensino ou da comunidade escolar (avós, irmãs ou responsáveis legais por bebês, crianças e adolescentes), ter entre 18 e 59 anos, residir na cidade de São Paulo, estar desempregada há seis meses e não estar recebendo seguro-desemprego, FGTS, entre outros benefícios. Durante a seleção também é avalida a renda familiar que deve ser de até meio salário-mínimo para pessoas que vivem sozinhas e um salário-mínimo per capita para famílias. Também serão analisados a escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto, comprovantes de vacinação contra Covid-19, entre outros documentos.
As participantes contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.702,05 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia.
As Mães Guardiãs desempenham apoio no acompanhamento da frequência escolar e nas visitas domiciliares, em casos necessários. Também há a modalidade de atuação em hortas pedagógicas, focadas na alimentação saudável e cultura de paz na rede escolar.Durante a inscrição é possível optar entre as duas modalidades do POT.
Podem ficar no programa pelo período de 12 meses, com possibilidade de renovação por mais seis meses, totalizando 18 meses. Há avaliação periódica para permanecer no programa. As beneficiárias que passarem na seleção irão atuar em equipamentos como EMEIs, Emef e Ciejas distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na Capital, num raio de dois quilômetros entre a residência e o local das atividades.
A nova turma vai receber capacitação on-line pelo Portal do Cate, Centros POT e também apoio na formação em temáticas ligadas à área pela Secretaria Municipal de Educação.
POT Mães Guardiãs
Com cerca de 2.000 mulheres no programa, o POT Mães Guardiãs atua na rede municipal de ensino desde 2021. A criação ocorreu durante a volta às aulas na rede municipal de ensino, na fase crítica da pandemia, com o objetivo de garantir a aplicação dos protocolos de saúde aos alunos.
Mais de 11 mil mulheres já passaram pelo programa, que visa tambéma qualificação profissional por meio dos Centros POT a fim de se preparem para a volta ao mercado de trabalho formal ou para o empreendedorismo.
São 12 Centros POT na Capital que oferecem suporte com equipe multiprofissional com aulas sobre gastronomia, tecnologia, beleza, moda, entre outros.
Serviço:
Inscrição POT Mães Guardiãs
Dias: até 14 de janeiro, às 23h59
Link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/inspiracoes/gestao-empreendedorismo-e-trabalho-inspiracoes/dica-pot-maes-guardias-busca-ativa-prefeitura-abre-inscricoes-para-participar-do-programa-operacao-trabalho/
Saiba mais sobre o Programa Operação Trabalho destinado às mães

