Pular para o conteúdo

Como a IA está sendo utilizada para encontrar alpinistas desaparecidos e auxiliar equipes de resgate em montanhas

Banner Aleatório

Neve cobrindo as encostas rochosas de Monviso, nos Alpes italianos

Banner Aleatório

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O Monviso, ou Monte Viso, é uma montanha dos Alpes italianos com 3.841 metros de altitude

    • Author, Vedrana Simičević
    • Role, BBC Future
  • Tempo de leitura: 8 min

Em uma corrida contra o mau tempo, as equipes de resgate de uma montanha da região italiana do Piemonte enfrentavam um enigma. Nicola Ivaldo, um experiente alpinista e cirurgião ortopédico italiano de 66 anos, havia desaparecido. Ele não compareceu ao trabalho na segunda-feira e um alerta foi acionado.

Ivaldo havia saído sozinho em uma manhã de domingo, em setembro de 2024. Infelizmente, ele não havia compartilhado com amigos ou familiares detalhes sobre o destino. A única pista sobre seu paradeiro era o carro, encontrado pelos socorristas estacionado na vila de Castello di Pontechianale, no Valle Varaita.

A partir dali, eles especularam se Ivaldo provavelmente havia ido escalar um dos dois picos mais proeminentes dos Alpes italianos, o escarpado Monviso, com 3.841 metros de altitude, ou o vizinho Visolotto, de 3.348 metros. A hipótese era compatível com o último sinal de seu telefone celular, rastreado aproximadamente nessa área.

Mas isso deixava a busca e as equipes de resgate com uma área enorme para explorar. As vastas faces rochosas de cada montanha têm diversas rotas que levam ao cume por lados diferentes. Toda a região é cortada por centenas de quilômetros de trilhas, explica Simone Bobbio, porta-voz do Serviço de Resgate Alpino e Espeleológico do Piemonte.

No dia do desaparecimento, o bom tempo havia atraído muitos visitantes às rotas mais populares. Ninguém relatou ter visto Ivaldo nos caminhos mais movimentados. Isso indicava que ele, um montanhista experiente, provavelmente havia se aventurado em áreas mais remotas das montanhas.

A Inteligência Artificial tem se mostrado uma poderosa ferramenta na resolução de mistérios e no auxílio às equipes de resgate em áreas de difícil acesso, como montanhas. Recentemente, um alpinista desaparecido foi encontrado graças ao uso de IA, trazendo esperança para aqueles que enfrentam situações semelhantes.

Com a capacidade de analisar grandes quantidades de dados e imagens de forma rápida e eficiente, a IA pode identificar padrões e pistas que podem passar despercebidos pelos seres humanos. Isso torna o trabalho das equipes de resgate mais eficaz e aumenta as chances de encontrar pessoas desaparecidas em áreas remotas.

Portanto, a utilização da Inteligência Artificial pode não apenas salvar vidas, mas também melhorar a qualidade dos trabalhos de resgate e contribuir para a segurança de todos que se aventuram nas montanhas. É importante explorar ao máximo o potencial dessa tecnologia para garantir que possamos aproveitar ao máximo seus benefícios e proteger aqueles que buscam desafios nas alturas.

Créditos Para a Fonte Original

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *