A partir desta segunda-feira (12), Campo Grande terá uma semana inteira dedicação à computação com palestras, minicursos e mesas-redondas sobre temas como inteligência artificial, pensamento computacional e tendências do mercado. Confira a programação aqui.
A Secomp (Semana de Computação) é organizada pela Facom (Faculdade de Computação) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A participação é gratuita e aberta ao público, mediante doação de 1kg de alimento não perecível. As inscrições devem ser feitas através deste link.
Pela primeira vez, a Secomp integra a EREduComp (Escola Regional de Educação em Computação), um evento regional focado no ensino e aprendizagem em computação promovido pela Sociedade Brasileira de Computação.
“Este ano, temos uma programação diversificada. Entre os destaques, teremos a palestra de abertura com o professor Virgílio Augusto Fernandes Almeida sobre O papel da computação em um futuro governado por dados e a palestra do Nalvo Franco de Almeida Junior da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS) sobre Investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em Mato Grosso do Sul. Além disso, teremos workshops práticos e mesas-redondas que abordarão temas atuais e desafiadores na computação”.
Liana Duenha, professora da Facom e coordenadora do evento.
A docente ainda destaca que o evento proporciona um espaço para a comunidade universitária discutir, aprender, colaborar e contribuir para o avanço da computação no Brasil.
“Além de oportunizar a formação dos estudantes, os colocam em contato com o que há de mais relevante na pesquisa e no mercado de trabalho atualmente, além de prover um ambiente de networking, aprendizado e trocas de experiências”.
Liana Duenha, professora da Facom e coordenadora do evento.
Como parte da programação, a Aginova (Agência de Internacionalização e Inovação) promove uma mesa-redonda sobre mobilidade acadêmica internacional no dia 16 de agosto, às 19h, no auditório 1 da Facom.
Durante o evento, estudantes de graduação e pós-graduação apresentarão mais de 40 trabalhos no formato de pôster. As produções serão avaliadas por docentes e os destaques serão premiados.