Pular para o conteúdo

Elon Musk anuncia parceria da sua Inteligência Artificial com o exército dos EUA

Banner Aleatório

EUA

Banner Aleatório

O sistema terá acesso gradual a dados militares secretos, numa decisão que levanta questões sobre a natureza controversa da IA, conhecida por gerar conteúdo politicamente sensível e promover visões alinhadas com Musk e Trump.

mw 1200

Loading…

As forças armadas dos Estados Unidos utilizam inteligência artificial de várias empresas. Elon Musk voltou a ter boas relações com o Presidente e já começa a colher frutos: a sua empresa de inteligência artificial vai trabalhar diretamente com o Departamento de Guerra.

O Departamento de Defesa, na pessoa do seu chefe Pete Hegseth, visitou a SpaceX e entrou no grande sonho de Elon Musk: “vamos juntos para o espaço e mais além”.

Ali, Hegseth nomeou o seu subsecretário de Guerra para Investigação e Engenharia, Emil Michael, como CTO, tornando-o líder da tecnologia de todo o departamento. O novo cargo contará ainda com o apoio da Grok, a inteligência artificial de uma das empresas de Musk.

Ou seja, o sistema de inteligência artificial criado por Elon Musk terá gradualmente acesso a todos os dados militares americanos, mesmo os mais secretos.

O Grok é mais conhecido pela sua capacidade de gerar imagens politicamente sensíveis, como algumas que levaram à sua proibição na Malásia e na Indonésia.

Mas é muito mais do que isso: é o sistema que Musk criou para produzir aquilo que considera a “verdade” com total liberdade de expressão.

Criou mesmo uma alternativa à Wikipédia, chamada Grokopedia, com o mesmo propósito.

No entanto, essa “verdade” tem-se provado ser alinhada com a visão de Elon Musk e de Donald Trump, defendendo teorias racistas e de extrema-direita, combatendo políticas de género e apoiando a supremacia dos Estados Unidos sobre todos os outros países.

É este sistema que agora irá apoiar os militares americanos: uma inteligência artificial tão eficiente quanto potencialmente falível, ligada à máquina de guerra mais poderosa do planeta.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *