Nasa fará 1º sobrevoo lunar com astronautas em mais de 50 anos
Missão levará equipe a orbitar a Lua e é etapa-chave para o retorno humano à superfície do satélite natural da Terra. Crédito: AP
A Agência Espacial Americana (Nasa) levou no sábado, 17, à plataforma de lançamento o seu foguete gigante SLS, que levará astronautas a orbitar a Lua pela primeira vez em mais de 50 anos. A missão servirá para realizar testes prévios ao lançamento da missão lunar Artemis 2.
A operação durou cerca de 12 horas e representa uma das últimas etapas antes da decolagem dessa aguardada missão, prevista para ocorrer entre o início de fevereiro e o fim de abril.
O imenso foguete Space Launch System, nas cores laranja e branco, e a cápsula Orion foram retirados lentamente do prédio de montagem de veículos do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e transportados com extremo cuidado por 6,5 quilômetros até a Plataforma de Lançamento 39B.

Preparativos e transporte do foguete para a missão tripulada Artemis II ao redor da Lua Foto: Jim Watson/AFP
Se todos os testes forem concluídos com sucesso, três astronautas americanos e um canadense seguirão rumo à Lua. Eles não pousarão no satélite natural da Terra, mas farão um sobrevoo ao redor dele.
A missão — com duração estimada de cerca de 10 dias — representará um passo importante em direção ao objetivo de levar novamente humanos à superfície lunar, meta anunciada pelo presidente Donald Trump durante o seu primeiro mandato.
Antes que a missão possa ser lançada, os engenheiros precisam garantir que o foguete SLS seja seguro e viável.
A missão não tripulada Artemis 1 ocorreu em novembro de 2022, após diversos adiamentos e duas tentativas de lançamento frustradas.

Nasa quer voltar à Lua enquanto a China avança com um programa concorrente Foto: JIM WATSON
A Nasa espera levar novamente seres humanos à Lua enquanto a China avança com um programa concorrente, que tem como meta realizar sua primeira missão tripulada, no mais tardar, até 2030.
O foguete SLS pesa mais de 5 mil toneladas e mede 98 metros de comprimento.

Foguete da missão Artemis II será lançado do Cabo Canaveral, na Flórida Foto: John Raoux
Histórico
O prédio onde o novo foguete foi montado foi construído na década de 1960 para os foguetes Saturno V na primeira missão à Lua. O programa Apollo levou 24 astronautas para o satélite da Terra.
Devido ao seu peso e tamanho, o novo foguete SLS foi transportado em um veículo modernizado, mas o mesmo utilizado na década de 1960 para transportar o Saturno V.
Quem vai à Lua?

Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen vão à Lua a próxima missão da NASA Foto: –
Os astronautas designados para esta missão são o comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover e Christina Koch, todos americanos e com larga experiência em voos espaciais. Eles serão acompanhados do canadense Jeremy Hansen, um ex-piloto de caça.
Eles serão os primeiros pilotos a ir à Lua desde 1972, há 54 anos.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editoria.
O foguete gigante da NASA, conhecido como Sistema de Lançamento Espacial (SLS), está prestes a realizar seu primeiro sobrevoo lunar com astronautas a bordo em mais de 50 anos. Essa conquista representa um marco na exploração espacial e na busca por novas descobertas fora da Terra.
A utilização da Inteligência Artificial pode ser fundamental para garantir o sucesso dessa missão e de futuras expedições espaciais. A IA pode ajudar a analisar dados complexos, otimizar processos e prever possíveis problemas, contribuindo para a segurança e eficiência das operações espaciais.
É importante refletir sobre como a tecnologia, como a IA, pode ser usada para melhorar nossa sociedade e nossa qualidade de vida. A exploração espacial não só nos ajuda a entender mais sobre o universo, mas também a desenvolver novas tecnologias e avanços que beneficiam a humanidade como um todo.
Portanto, ao acompanharmos o lançamento do SLS e suas futuras missões, devemos considerar como podemos tirar o melhor proveito da Inteligência Artificial e como isso pode impactar positivamente nossa sociedade. Afinal, a busca pelo desconhecido e a inovação tecnológica podem nos levar a lugares inimagináveis.

