O novo Volvo EX60, SUV totalmente elétrico, cuja estreia mundial está marcada para o próximo dia 21 de janeiro, será o primeiro modelo da Volvo a contar com o assistente virtual avançado Gemini, da Google, tecnologia que proporciona um nível muito melhorado de interação entre condutor e veículo. Destinado aos utilizadores de smartphones, e outros dispositivos móveis, assentes no sistema operativo Android, conta com mais funcionalidades do que o seu antecessor, graças à inteligência artificial, sendo a sua integração no Android Auto, e nos automóveis com sistemas Android Automotive, o passo seguinte na estratégia da gigante norte-americana da tecnologia.
Assumindo-se como uma tecnologia personalizada e mais pessoal, com a qual o utilizador pode ter interações naturais, o Gemini responde a comandos mais complexos, e é capaz de efetuar tarefas específicas. Por exemplo, os condutores podem pedir ao sistema para encontrar a morada de uma reserva de hotel no seu e-mail, verificar se um item recentemente adquirido cabe no porta-bagagens do seu EX60, ou sugerir ideias para uma próxima viagem. Esta integração vem na senda do trabalho conjunto da Volvo Cars e da Google, parceria que dura há já quase uma década.
O EX60 contém a versão mais recente do HuginCore, sistema central cujo nome deriva do pássaro da mitologia nórdica, que capacita o automóvel para pensar, processar e agir. Esta é a primeira vez que é dado um nome ao sistema central, que engloba a arquitetura elétrica desenvolvida internamente, o computador central, os controladores de zona, e o software no interior do Volvo.
“O novo EX60 está repleto de tecnologia centrada no ser humano. Foi concebida para melhorar a sua vida ao volante”, afirma Anders Bell, Responsável de Engenharia e Tecnologia da Volvo Cars. “O HuginCore é o nosso sistema de última geração de hardware e software, que combina a tecnologia desenvolvida internamente com os melhores serviços e tecnologias de líderes como a Google, a NVIDIA e a Qualcomm Technologies”.
A Volvo, no EX60, utiliza a nova geração do chip Snapdragon Cockpit Platform, da Qualcomm, para uma avançada capacidade de processamento (a melhor alguma vez aplicada num modelo da marca); conectividade ampliada por via da Snapdragon Auto Connectivity Platform, também da Qualcomm Technologies (quatro anos de dados ilimitados gratuitos); e plataforma NVIDIA Drive, com computação acelerada alimentada pelo NVIDIA Drive AGX Orin, que funciona com o sistema operativo DriveOS, e tem certificação de segurança.
O sistema central HuginCore eleva os níveis de segurança do EX60, por ler e avaliar, constantemente, o mundo em redor da viatura, através da sua vasta gama de sensores, apoiando o condutor em tempo real. Dada a capacidade de efetuar 250 triliões de operações/segundo, não processa só informações, mas aprende a cada quilómetro, graças às experiências de outros automóveis Volvo, a nível mundial, incluindo acidentes e “quase-acidentes”, para ganhar capacidades ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, o EX60 foi concebido para receber regularmente atualizações remotas, o que também lhe permite evoluir ao longo do tempo, por via da célula de tecnologia Superset, que ganha, igualmente, com a integração do Gemini, uma vez que amplia a sua capacidade de interpretação do mundo em seu redor.

