O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu, nestas quinta e sexta-feira (22 e 23/1), visita técnica de uma comitiva do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) para discutir e trocar experiências sobre governança e inovação no Processo Judicial Eletrônico (PJe). A equipe de Pernambuco conheceu a Coordenadoria do PJe e as estratégias de fortalecimento da governança do sistema e na inovação por meio de automações, fluxos inteligentes e uso da inteligência artificial.
A missão institucional teve como objetivos conhecer o modelo de governança do PJe instituído pelo TJMA, compreender a organização das equipes e dos fluxos de trabalho, conhecer as automações em funcionamento e identificar soluções e práticas passíveis de cooperação e replicação entre os tribunais.
Durante a programação, o coordenador do Sistema PJe do TJMA, juiz Rodrigo Terças, enfatizou a importância da inovação e da cooperação no sistema de Justiça.
“É motivo de grande honra ver o Tribunal maranhense despontando como referência nacional em governança do PJe, bem como na inovação com automações, aprimoramento de fluxos processuais e aplicação responsável da inteligência artificial no apoio à atividade jurisdicional”, afirmou.
No primeiro dia da visita, foi realizada uma apresentação institucional voltada a exposições técnicas e jurídicas, além do esclarecimento de dúvidas. Na ocasião, foram apresentados os seis eixos de governança da Coordenadoria do Sistema PJe do TJMA, que estruturam a atuação da unidade:
- Saneamento de Dados;
- Inovação com Robôs, com destaque para os robôs NIRIE, ISA e JÚLIA;
- Automação de Fluxos;
- Aprimoramento do Sistema;
- Estabilização da Plataforma;
- Inteligência Artificial e Extensões Próprias.
O segundo dia (23/1) foi marcado por reuniões técnicas entre as equipes dos dois tribunais, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa. Na oportunidade, o TJPE apresentou ao TJMA seu projeto de inteligência artificial e automações, denominado AUTONOMIA.IA, ampliando o diálogo técnico e institucional entre as cortes.

O coordenador de governança institucional do TJPE, juiz José Faustino Macedo destacou o reconhecimento nacional alcançado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e a importância da cooperação entre as duas instituições.
“Nossa visita parte do reconhecimento ao TJMA, que ganhou destaque nacional pelo nível que vem alcançando na área de inovação e modernização do Judiciário. Essa visita também reforça os laços históricos de cooperação entre os dois tribunais, marcados pelo compartilhamento de sistemas, iniciativas e projetos que têm gerado resultados concretos. Gostaria de enaltecer o trabalho da Coordenadoria do Processo Judicial Eletrônico, que elevou o PJe do Estado do Maranhão a um patamar admirável, pela inovação em fluxos, automação e pela aplicação responsável da inteligência artificial generativa, servindo hoje como referência para todo o Judiciário brasileiro”, destacou.
Participaram das atividades o coordenador do Sistema PJe, Rodrigo Terças, o chefe da Área Negocial do PJe, Ricardo Dias; o chefe do Atendimento do PJe, Diogo Mendonça; e o chefe da Divisão de Sistemas Judiciais, Francisco Costa, que conduziram as apresentações técnicas e as discussões estratégicas.
Da equipe do Tribunal de Justiça de Pernambuco, participaram o secretário adjunto de Tecnologia da Informação e Comunicação, Raphael José D’Castro; o diretor de Sistemas, João Tiago Pessoa; e o juiz auxiliar coordenador de governança institucional, José Faustino Macedo.
A visita reafirma o compromisso do TJMA com a modernização do Poder Judiciário, o fortalecimento da cooperação interinstitucional e o desenvolvimento contínuo de soluções tecnológicas voltadas à eficiência, à qualidade e à celeridade da prestação jurisdicional.
Acesse o álbum de imagens do repórter fotográfico Ribamar Pinheiro
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023
Como servidor público com mais de 16 anos de experiência, posso afirmar que o Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão (TJMA) é uma ferramenta essencial para acesso à justiça de forma rápida e eficiente. Através da Inteligência Artificial presente no site, é possível buscar informações sobre processos, agendar audiências e obter orientações jurídicas de maneira mais prática e ágil. A utilização dessa tecnologia pode contribuir significativamente para a melhoria da sociedade e garantir uma melhor qualidade de vida para todos. Vale a pena explorar todas as funcionalidades disponíveis e aproveitar ao máximo os benefícios que o Portal do TJMA pode oferecer. Afinal, a tecnologia está aí para nos auxiliar e facilitar o acesso à justiça.

