O jornalista Mark Gurman da Bloomberg, uma das fontes mais confiáveis no que diz respeito a temas relacionados com a Apple, afirma que a ‘Empresa da Maçã’ planeia anunciar a nova geração da Siri equipada com Inteligência Artificial da Google – o Gemini – já no próximo mês de fevereiro.
Diz Gurman que esta nova versão da assistente digital será desvendada oficialmente na segunda metade de fevereiro, com a Apple a demonstrar os primeiros resultados da colaboração entre as duas empresas.
Acredita-se que esta será a nova geração da Siri que será introduzida com a atualização iOS 26.4 que se encontra prevista para março. Assim sendo, esta apresentação de fevereiro servirá como oportunidade para mostrar algumas das funcionalidades e novidades que estarão à disposição dos utilizadores do iPhone.
Serve recordar que esta nova geração da Siri começou por ser anunciada em junho de 2024, com a Apple os atrasos e desafios no desenvolvimento de Inteligência Artificial a terem levado a empresa a procurar a Google como parceira.
É importante também notar que a Apple não planeia ficar-se por aqui no que diz respeito à Siri que, alegadamente, deverá ter direito a uma nova versão semelhante ao ChatGPT. Alegadamente, esta nova versão deverá ser anunciada durante o evento WWDC da Apple, previsto para junto.
Apple inspira-se no ChatGPT
A muito aguardada nova versão da Siri equipada com Inteligência Artificial pode, afinal, assumir uma forma bem diferente daquela que está atualmente à disposição dos utilizadores de dispositivos da Apple.
Conta o jornalista Mark Gurman da Bloomberg que a nova versão da Siri afastar-se-á do modelo de assistente digital para assumir a forma de um ‘bot’ de conversação semelhante ao ChatGPT da OpenAI.
Gurman cita fontes próximas da Apple para afirmar que esta versão da Siri deverá ser integrada no iOS 27 – a próxima grande atualização que será lançada este ano para os iPhones. Esta nova versão do sistema operativo dos telemóveis da Apple deverá ser revelada oficialmente durante o Worldwide Developers Conference (WWDC), o evento anual da ‘Empresa da Maçã’ dedicado à comunidade de developers.
As informações obtidas por Gurman indicam que esta nova geração da Siri é conhecida internamente como “Campos” e, ao que parece, a nova direção contraria aquele que era o desejo original do executivo da Apple Craig Federighi – que pretendia que a versão da Siri com Inteligência Artificial estivesse muito mais integrada.
No entanto, com o sucesso do ChatGPT e do Gemini nas suas versões de ‘bot’ de conversação, acredita-se que a Apple deverá ceder na abordagem e adotar para a Siri um formato mais convencional para os dias de hoje.
Leia Também: Um dos produtos mais esperados da Apple pode ser lançado esta primavera
A Apple está planejando lançar uma nova versão da Siri com inteligência artificial em fevereiro. Como servidor público há mais de 16 anos, vejo como essa tecnologia pode ser extremamente útil para facilitar a vida das pessoas e aumentar a eficiência dos serviços prestados à sociedade. Ao tirar o melhor proveito dessa nova Siri, podemos obter resultados ainda melhores em diversas áreas, como assistência virtual, automação de tarefas e suporte ao usuário. Vale a pena refletir sobre como podemos utilizar essa tecnologia de forma positiva e como ela pode impactar positivamente o nosso dia a dia.



