[gpt3]Escreva um artigo otimizado para SEO com 1000 palavras com base na descrição do vídeo: .
Créditos para a Promovaweb
#Guia #Vibe #Code #você #precisa #dominar #além
[gpt3]Escreva um artigo otimizado para SEO com 1000 palavras com base na descrição do vídeo: .
Créditos para a Promovaweb
#Guia #Vibe #Code #você #precisa #dominar #além
Mestre Luis, tenho o provomaweb, o curso de vibecoding vai estar lá? Estou com vontade de aprender javascript e typescript, recomenda?
Excelente vídeo Professor
Luiz, os 5 passos essenciais foram mais do que eu, sem experiência nem uma esperava! Para quem tem ou não tem experiência. Eu penso que ter um plano bem detalhado, estruturado, organizado é essencial para o sucesso do projeto, pois eu creio que dominar a arquitetura não é só isso, é poder transmitir essa arquitetura para outra pessoa, tipo: eu vou sair de cena, quem entrar tem que ter a trilha de migalhas para seguir, ou seja, é deixar o legado também para o próximo arquiteto, essa era uma das minhas preocupações e vc mais uma vez surpreende a gente trazendo a solução perfeita, pois eu mesmo sendo um iniciante totalmente leigo, consigo ver essa trilha, os arquivos organizados, consigo ver aquela velha página de documentação da aplicação bem feita. Parabéns os 5 passos são realmente a base para isso.
O problema desse 'vibe code' é que ele ignora os princípios fundamentais da Engenharia de Software. Existe uma diferença abissal entre fazer um código que roda e construir um sistema robusto.
Para se dizer programador, é preciso domínio de SOLID, Design Patterns, algoritmos e arquitetura. Sem isso, o que a IA entrega é um sistema 'meia-tigela': por fora a interface funciona e parece saudável, mas por dentro ele esconde um câncer, um emaranhado de código sem padrão, acoplado e impossível de manter a longo prazo.
As LLMs são excelentes ferramentas de produtividade para quem tem bagagem técnica para instruir a IA sob normas rígidas de desenvolvimento. Para quem não tem, é apenas uma fábrica de gerar código legado e dívida técnica.
Mesmo quando um programador experiente utiliza IA, ele o faz de forma estruturada, ditando regras claras de desenvolvimento e revisando cada linha. E sejamos realistas: mesmo com instruções técnicas precisas, as LLMs frequentemente fazem 'cagadas' que só quem tem conhecimento sólido consegue identificar e consertar. A IA é um multiplicador de produtividade para quem sabe o que está fazendo, mas é uma fábrica de legado para quem vive de 'vibe'.
Muito bom professor! 🤖
Luiz, o curso de vibe coding é curso por fara da IA Makers? Vai ser um novo Produto da Promovaweb?
Parabéns, Luiz pelo vídeo. Muito bom seu conteúdo.
Mestre ajuda aqui, o portainer parou de mostrar os containers, ja tentei de tudo, mas não consigo fazer aparecer de novo. Vi que é um erro que está acontecendo com muitas pessoas e em muitas versões. O erro é somente na aba de containers, todo o resto funciona perfeitamente, ela fica em branco.
Que conteúdo meus amigos!
Ansioso pelo novo módulo 🎉
Primeiro a comentar!!!
Me formei em engenheiro de software ano passado, na metade da faculdade tive o primeiro contato com o chatgpt na época (inicio de 2023), desde então estou usando e tenho uma opinião a dar: Sem a faculdade iria demorar muito mais para conhecer esse mundo de IA mas mesmo conhecendo iria usar para o básico, agora pensando em que eu nao tivesse feito a faculdade e quisesse ja sair pedindo ao chat, claude code, gemini para criar um saas, se nao desisti se logo nos primeiros erros naquelas linhas cheio de erros com palavras sem entender, iria desistir la na frente por nao entender que um software nunca vai estar completo, sempre vai ter algo a melhorar ou dar manutenção. Claro que isso muda de pessoa pra pessoa, mas o que eu quero dizer: Você precisa ter no minimo um conhecimento do que voce esta fazendo, quando eu nao era desse mundo da programação nao imaginava o quanto por tras de uma tela precisa ser construído pra chegar naquele resultado, como arquitetura, segurança, qualidade, integrações e milhares e milhares de linhas de codigo. Mesmo hoje formado, o mercado nesse mundo muda todo mes, evolui todo mes, até um ano atras o termo vibe coding mal era falado, agora esta se tornando assunto em cada momento e vai se tornar uma profissão, nao com esse nome, mas algo parecido com um engenheiro de prompt algo assim (ja que no Brasil tudo vira no final "engenheiro") Uma dica pra quem esta começando, pois é isso que eu estou fazendo: Leia primeiro as documentações das ferramentas que voce vai usar no sei projeto, nao saia tentando aprender de tudo ao mesmo tempo, se o seu projeto vai usar TypeScript, Prisma, Next.js, Nest.js e outros, procure entender como funciona o devtools do navegador, domine isso, isso vai facilitar demais quando voce for criar um prompt. Porque é o prompt que vai fazer toda diferença quando voce for criar o seu projeto, ela faz o que voce pedir mas ela tambem faz o que voce nao pede e se voce nao saber pedir a ela faça isso e nao faça aquilo, teste isso mas cuidado com isso, voce vai quebrar a cabeça demais!!! Parece ser perfeccionista demais voce tem que ser perfeccionista sim! Pois depois quando voce lançar essa ferramenta pro mercado vai evitar muita dor de cabeça com o cliente final
Entendo sua visão e concordo com ela.
Vejo hoje a IA ter em média 80% de acerto.
No caso de códigos a questão de segurança é muito falha e vejo casos de hackers invadir Saas por erro de programação.
Isto posto, eu que quero aprender automação sem conhecimento nenhum de programação, como posso adquirir este conhecimento de leitura de códigos?