O mundo futebol respira o Brasileirão 2026, que este ano começa mais cedo, nesta quarta-feira (20), após a mudança da CBF no calendário das competições. Com pouco mais de um mês após o final da edição 2025, as equipes tiveram pouco tempo para se organizar antes da estreia do campeonato. Com Bahia e Vitória disputando o Brasileirão, o Aratu On perguntou à IA sobre o resultado no final do ano; confira a previsão:

Previsão do Brasileirão 2026
Com 20 equipes no total, tendo como novidades o Athletico-PR, Chapecoense, Coritiba e o Remo (todas vindas da Série B), Bahia e Vitória são os únicos clubes nordestinos da competição. Enquanto o Esquadrão terminou na 7ª colocação na temporada passada, garantindo vaga na Pré-Libertadores; o Leão da Barra terminou em 16º, escapando do rebaixamento na última rodada, após vencer o São Paulo, em casa.
De acordo com o Gemini, pouca coisa mudou até a rodada de abertura nas equipes que se mantiveram na Série A, tendo Flamengo e Palmeiras os elencos mais valiosos, segundo dados do Transfermarkt. O Fla, inclusive, é o atual campeão, enquanto o Verdão é o vice.
Mas o que a IA previu da dupla BaVi? Bem, o Bahia, de Rogério Ceni, deve ter o ano de consolidação do projeto City em 2026. Na simulação, o Esquadrão ficou em 4º lugar na Série A, garantindo vaga direta para a Libertadores, após conquistar 68 pontos.
Já o Rubro-Negro, comandado por Jair Ventura, não deve ter vida fácil, mas deve se safar do rebaixamento e conquistar a 14ª colocação, com 44 pontos somados (um a menos que a temporada passada).
Se o título ficará entre a disputa de Flamengo e Palmeiras, o rebaixamento deve atingir três dos quatro recém-promovidos. Confira a tabela completa:

Vale lembrar que na estreia da competição, o Vitória recebe o Remo, no Barradão; enquanto o Bahia vai até o estado de São Paulo enfrentar o Corinthians.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
A inteligência artificial tem se mostrado cada vez mais presente no futebol, auxiliando clubes e torcedores a entender melhor o desempenho das equipes. Nesse sentido, a IA apontou a Bahia no G4 e o Vitória livre do rebaixamento, trazendo novas perspectivas para os times baianos. Como servidor público há mais de 16 anos, vejo a importância de utilizar essas ferramentas para melhorar os resultados e garantir um serviço de qualidade à sociedade. Afinal, ao analisar os dados de forma mais precisa, podemos tomar decisões mais assertivas e obter melhores resultados. É fundamental que clubes e torcedores estejam atentos a essas previsões e busquem tirar o melhor proveito delas para alcançar o sucesso no futebol.

