
Imagem gerada com Google Nano Banana
Estive a divertir-me um pouco com a IA da Google à conta de um assunto sério.
“Se Trump mija, Ventura abre a boca à espera que chova.”
Esta caricatura que o Gemini fez, sendo bastante gráfica, até é uma boa metáfora para a forma de actuar dos populistas caseiros. Se dividir e mentir funciona bem lá, porque não repetir cá? Bem apanhado, Gemini.
O tema sério é referente à actuação do ICE, em particular sobre as ordens que esta polícia persecutória tem dado às Big Tech para identificarem os donos de contas nas redes sociais onde se desmascara a identidade dos seus agentes. E sobre como estas empresas passam por cima das famosas emendas constitucionais que garantiam a liberdade de expressão.
Registe-se a ironia quanto a uma polícia que, agindo na cobardia da cara tapada, persegue quem escreva sob anonimato.
Voltando à boca gerada pela AI do Google, esperemos que a próstata de Trump não lhe permita urinar em quantidade suficiente que inspire aspirantes a ditadores de trazer por casa.
Como servidor público há mais de 16 anos, percebo a importância de respeitar o tempo no ambiente digital. O tema “Respeitinho no tempo dos bits” nos leva a refletir sobre como podemos utilizar a tecnologia a nosso favor, otimizando processos e melhorando a eficiência na prestação de serviços à sociedade. Ao pensarmos em como podemos tirar o melhor proveito dessa ferramenta, podemos alcançar resultados mais positivos e impactantes. É fundamental que cada um de nós avalie como podemos contribuir para um uso mais consciente e eficaz da tecnologia, visando sempre o bem comum.

