Pular para o conteúdo

Gemini: novo gerador de músicas a partir de texto revoluciona o mercado musical

Banner Aleatório

O Google anunciou, nesta quarta-feira (18), que o Gemini agora pode criar músicas a partir de prompts de texto. A big tech revelou que a nova funcionalidade do chatbot com inteligência artificial está disponível de graça e com suporte à língua portuguesa português.

Banner Aleatório

A geração musical é alimentada pelo Lyria 3, novo modelo de criação de músicas desenvolvido pela DeepMind, divisão de pesquisa em IA do Google. A ferramenta é capaz de compor letra e melodia de forma autônoma, com faixas de até 30 segundos de duração.

Assim como acontece nas demais funções do Gemini, o processo é conduzido por comandos em texto. O usuário pode descrever a música de forma objetiva — especificando gênero e estilo — ou optar por orientações mais abstratas, citando humor, uma piada interna, uma cena ou a “vibe” desejada. Também é possível enviar uma imagem para complementar a base de criação da faixa.

Todas as músicas geradas pelo Gemini recebem uma capa criada pelo Nano Banana. O complemento visual facilita o compartilhamento do conteúdo, tornando a criação mais atrativa para enviar a amigos ou publicar nas redes sociais.

Integração com o YouTube Shorts

A geração musical também foi integrada à criação de vídeos no YouTube Shorts. Dentro da plataforma, o recurso é chamado de “Dream Track” e pode ser acessado em “Adicionar som” > “Criar música”, na tela de edição.

Nessa modalidade, porém, a função está disponível exclusivamente para usuários dos Estados Unidos.

Geração de músicas do Gemini é de graça

A criação de músicas no Gemini é gratuita e é liberada de forma gradual para usuários maiores de idade que falam inglês, alemão, espanhol, francês, japonês, coreano, híndi e português. O Google afirma que mais idiomas serão adicionados no futuro.

undefined
A função já está disponível na versão web do Gemini. (Fonte: TecMundo)

A empresa não detalhou quais são os limites de uso para a modalidade gratuita, mas informou que assinantes dos planos Google AI Plus, AI Pro e AI Ultra contam com limites mais amplos para geração.

Para acompanhar todas as novidades sobre IA do Google e os próximos recursos do Gemini, siga o TecMundo no site e nas redes sociais.

Como servidor público há mais de 16 anos, vejo com bons olhos a chegada do gerador de músicas do Gemini, que promete transformar textos em composições musicais. Essa tecnologia possui um potencial incrível para a criação de novas trilhas sonoras, jingles publicitários e até mesmo canções completas. Acredito que, se utilizada de maneira criativa e estratégica, essa ferramenta pode trazer inúmeros benefícios para a sociedade, como incentivar a produção musical, facilitar a criação de conteúdo e proporcionar novas experiências auditivas. Cabe a cada um de nós explorar todas as possibilidades que essa inovação nos oferece e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para obter os melhores resultados. Afinal, a música tem o poder de nos emocionar, inspirar e conectar de uma forma única. Que possamos aproveitar essa nova ferramenta para enriquecer ainda mais nossa cultura e nossa arte.

Créditos Para a Fonte Original

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *