O ChatGPT manteve a liderança como o aplicativo móvel mais baixado no mundo em janeiro, com 77 milhões de downloads em Android e iOS nas lojas Google Play e AppStore, respectivamente, de acordo com dados da AppMagic consultados por Mobile Time.
Em comparação com dezembro, quando teve 73 milhões de instalações, o ChatGPT registrou aumento de 5% em janeiro. O aplicativo da OpenAI de inteligência artificial generativa liderou na maioria dos meses do ano passado, tendo sido o título mais baixado no mundo em 2025.
Lista de apps mais baixados mostra queda do Gemini
A principal surpresa do mês de janeiro foi a queda de 31% em downloads do Gemini. O principal rival do ChatGPT teve 45 milhões de downloads no mês passado ante 65 milhões em dezembro, de acordo com a AppMagic. Isso o fez cair da segunda para a quarta posição. Em 2025, o app de IA generativa do Google foi o quinto do ranking anual, e chegou a liderar a lista nos meses de setembro e outubro.
Com a queda do Gemini, o TikTok subiu para a segunda posição e o Instagram para a terceira, com 60 milhões e 46 milhões de downloads, respectivamente, o que representam variações pequenas em relação a dezembro.
A outra surpresa foi a ascensão do FreeReels, app de streaming de mininovelas produzidas com câmera na vertical. O volume de downloads do aplicativo subiu 82% em comparação com dezembro, passando de 17 milhões para 31 milhões.
Note-se que dos dez apps mais baixados em janeiro, três são da norte-americana Meta (Instagram, Facebook e WhatsApp), e dois são da chinesa Bytedance (TikTok e CapCut).


Como servidor público há mais de 16 anos, vejo a importância de acompanhar as tendências tecnológicas e como elas podem beneficiar a sociedade. Em janeiro de 2025, os dez aplicativos mais baixados no mundo podem trazer diversas facilidades e funcionalidades para o dia a dia das pessoas. É fundamental explorar essas ferramentas de forma inteligente, buscando sempre o melhor proveito para obter resultados mais eficientes. A tecnologia está em constante evolução e cabe a cada um de nós utilizar essas ferramentas de maneira estratégica, visando sempre a qualidade e a praticidade nos serviços prestados. Vale a pena refletir sobre como podemos aproveitar essas inovações para otimizar nosso trabalho e contribuir para uma sociedade mais conectada e eficiente. Afinal, a tecnologia está a nosso favor e pode ser uma aliada poderosa na busca por melhorias e resultados positivos.

