Reitoria participa de reuniões com setores do Governo do Estado da Paraíba para tratar de demandas institucionais
13 de agosto de 2024
Com o objetivo de dialogar sobre demandas institucionais e projetos de parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Governo do Estado da Paraíba, a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz; a vice-reitora, professora Ivonildes da Fonseca; e equipe de gestão, visitaram alguns setores do Governo do Estado, em João Pessoa, nesta segunda-feira (12), à tarde.
Foi realizada uma visita à Procuradoria Geral do Estado para dialogar com o novo procurador do Estado da Paraíba (PGE), Fábio Brito Ferreira, sobre os processos da UEPB que estão em tramitação no setor. Também participaram da reunião o procurador geral da UEPB, Thales Linhares, e a assessora da Reitoria, professora Martha Simone.
Na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) foi apresentada a proposta da Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM) e de projetos da Agência de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da UEPB. O primeiro momento da reunião contou com a participação do secretário Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, professor Cláudio Furtado; da professora Célia Regina Diniz; da professora Ivonildes Fonseca; dos docentes do curso de Matemática, Aldo Lourêdo e Israel Buriti; do professor de Matemática da UFPB, Felipe Chaves; e do professor de Matemática do IFPB, Diego Ayllo. A perspectiva é que a edição da OPM deste ano, que será promovida em parceria com a SECTIES, amplie o número de municípios atendidos e aumente a quantidade de estudantes premiados.
Também estiveram presentes na reunião o coordenador de empreendedorismo da INOVATEC, professor Josemir Moura; e a coordenadora de propriedade intelectual da INOVATEC, professora Simone Lopes, que expuseram alguns projetos com foco na inovação e no desenvolvimento tecnológico que podem ser ampliados para todo o Estado. Dentre essas ações estão o Observatório Tecnológico de Inovação da UEPB, o sistema de gestão multiusuário e a proposta de um prêmio de inovação.
Na ocasião, em uma breve conversa da equipe da UEPB com o secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio, foram apontadas algumas possibilidades de parcerias entre a Universidade e o referido setor governamental. Todos esses diálogos estabelecidos buscam potencializar as ações já realizadas pela UEPB, contribuindo com o desenvolvimento do Estado, e analisando de forma colaborativa as demandas institucionais.
Texto: Juliana Marques
Fotos: Divulgação