As inscrições para os cursos técnicos do Instituto Federal Catarinense (IFC), integrados ao ensino médio, estão abertas até 22 de setembro. A seleção é feita por uma prova, que está agendada para o dia 24 de novembro.
No Campus Blumenau, são oferecidas 175 vagas, divididas entre os cursos de Informática, Eletromecânica e Mecatrônica. No total, são 2.460 vagas gratuitas em 15 cidades catarinenses. Por ser uma instituição pública e federal, os estudantes não pagam.
Saiba como se inscrever para o IFC
Podem participar do processo seletivo quem já concluiu o ensino fundamental ou que irá concluir até o dia da matrícula. A inscrição pode ser feita pela internet, através do Portal do Candidato.
A taxa de inscrição é de R$ 30, mas podem pedir isenção até o dia 10 de setembro os candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), que tenham renda bruta de até meio salário-mínimo por pessoa, ou renda familiar bruta total de até três salários-mínimos.
O processo de seleção reserva 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública e subdivide a categoria, avaliando critérios socioeconômicos e raciais. Também reserva vagas para pessoas com deficiência, e, em alguns campus, também para oriundos da agricultura familiar, de acordo com a nota.
Para mais informações sobre o processo seletivo, inscrições, taxa de isenção, provas e cotas, acesse o edital no site oficial da IFC. Para ajuda com a inscrição, o site também disponibiliza tutoriais.
Entenda a prova
A seleção será feita por uma prova no dia 24 de novembro. Terá 28 questões de múltipla escolha e será dividida nas seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias. O conteúdo programático está disponível no anexo III do edital.
As aulas começaram em fevereiro de 2025. O curso técnico integrado permite que o aluno estude disciplinas do ensino médio e adquira habilitação profissional técnica. Conforme o comunicado, no caso de Informática, o aluno aprenderá programação, redes, engenharia de software. No curso integrado, o estudante passa, em média, dois turnos no IFC, de manhã e tarde.
Leia também:
1. Incêndio atinge estufas de indústria de defumação de carnes em Gaspar
2. Bailarino francês inaugura turnê no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau
3. Casal de idosos fica ferido após colisão frontal entre veículos em Blumenau
4. GALERIA – Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau completa 66 anos
5. Educadores do México visitam escolas de Blumenau para discutir tecnologia no ensino
Veja agora mesmo!
John Mueller conta para Sargento Junkes sobre shows sem cachê, confusões e prêmios: