Por Governo do Pará (SECOM)
13/08/2024 18h27
Abertura: 14/08/2024 11h00
Encerramento: 14/08/2024 12h30
Local: Teatro Estação Gasômetro – Parque da Residência
Endereço: Avenida Governador Magalhães Barata, nº 830, bairro de São Brás – Belém
Contatos: Rafael Maués/Secom – (91) 98151-9872
O governador Helder Barbalho e o secretário de Estado de Educação Rossieli Soares vão se pronunciar sobre o resultado do Pará na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nesta quarta-feira (14), às 11h, no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém.
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estabeleceu desde 2019 uma agenda prioritária nos 144 municípios para reverter o cenário educacional. Durante a atual gestão, foram concretizadas, entre outras ações, o combate à evasão escolar; aquisição de material didático, físico e digital; intervenções pedagógica para melhoria da aprendizagem; reforço escolar; inserção do componente curricular Educação Ambiental; de projetos financeiro e de convivência; escolas de tempo integral e inclusão de recursos tecnológicos nos espaços educativos, além da reestruturação física de 147 escolas estaduais em todas as regiões.
Os investimentos contemplam ainda programas de bonificação para estudantes e servidores da rede pública estadual de ensino.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mede a qualidade do aprendizado nacional e estabelece metas para a melhoria do ensino.
O Ideb é um indicador nacional, que possibilita o monitoramento da qualidade do ensino pela população, por meio de dados que devem ser utilizados na construção de políticas públicas. O Índice é calculado pela taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.
Os dados de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. A avaliação da educação é realizada a cada dois anos, e as metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino.
Porta-vozes:
Helder Barbalho, governador do Pará
Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação