A empresa xAI de Elon Musk lançou duas iterações atualizadas de seu modelo de chatbot GrokGrok-2 e Grok-2 mini. Eles prometem desempenho melhorado em relação ao seu antecessor, bem como novos recursos de geração de imagens que permitirão que usuários do X (antigo Twitter) criem imagens de IA diretamente na plataforma de mídia social.
“Estamos animados em lançar uma prévia do Grok-2, um passo significativo em relação ao nosso modelo anterior, o Grok-1.5, apresentando recursos de ponta em bate-papo, codificação e raciocínio. Ao mesmo tempo, estamos apresentando o Grok-2 mini, um irmão pequeno, mas capaz, do Grok-2. Uma versão inicial do Grok-2 foi testada no placar do LMSYS sob o nome ‘sus-column-r’”, escreveu o xAI em uma postagem de weblog recente. Os novos modelos estão atualmente em beta e reservados para assinantes Premium e Premium+, embora a empresa planeje disponibilizá-los por meio de sua API Enterprise no ultimate do mês.
O recurso de geração de imagens parece ser alimentado pelo modelo Flux.1 desenvolvido pelo Black Forest Labs. Enquanto praticamente todos os outros sistemas de geração de imagens no mercado — seja o Dall-E da OpenAI, o StableDiffusion ou o Firefly da Adobe — têm proteções para impedir que os usuários os usem indevidamente para gerar conteúdo racista, intolerante ou violento (especialmente quando apresentam celebridades, políticos e outras figuras públicas), o Grok-2 aparentemente não tem.
Um dos primeiros usuários declarou: “a geração de imagens do Grok 2.0 é melhor que a do Lhama e não tem barreiras burras”, ao postar imagens do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e do CEO da xAI, Elon Musk, lutando boxe, além de Donald Trump usando um turbante.
A geração de imagens do Grok 2.0 é melhor que a do Lhama e não tem barreiras de proteção.
pelo amor de Deus @elonmusk @grok foto.twitter.com/5wanVLrQyc
— sid (@siddaniagi) 14 de agosto de 2024
“Grok 2.0 fará ilustrações políticas e pessoas reais, enquanto o ChatGPT se recusa. Isso instantaneamente torna o Grok 10x mais divertido…” outro usuário argumentou.
O Grok 2.0 fará ilustrações políticas e pessoas reais, enquanto o ChatGPT se recusa.
Isso torna Grok instantaneamente 10x mais divertido… foto.twitter.com/yDBJO0jWba
-Benjamin De Kraker 🏴☠️ (@BenjaminDEKR) 14 de agosto de 2024
Esse novo recurso certamente será uma bênção para os trolls da web e, dada a eleição presidencial altamente controversa marcada para novembro (uma das 50 eleições nacionais realizadas ao redor do mundo este ano), provavelmente ajudará também nos esforços de desinformação nas mídias sociais.