A Caixa Econômica Federal começará a efetuar os pagamentos de agosto do Bolsa Família no dia 19. Os primeiros a receber serão os beneficiários cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 1. Confira o calendário completo abaixo.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o benefício será pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês de forma escalonada. A exceção é dezembro, quando o calendário é antecipado. Para moradores de municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo governo federal, o pagamento será unificado no primeiro dia do repasse, independentemente do número final do NIS.
Cadastro no Programa
Para receber o Bolsa Família, os beneficiários precisam se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), que é o principal instrumento do governo federal para a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais. Após a inscrição, é necessário aguardar a análise de enquadramento. Estar cadastrado no CadÚnico não garante a entrada automática nos programas sociais, pois cada um possui regras específicas, mas o cadastro é um pré-requisito para a avaliação da inscrição.
Como se cadastrar no Cadastro Único:
Dirija-se ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo;
Apresente documentos pessoais e comprovante de residência;
Realize o preenchimento do formulário de inscrição.
Como Sacar o Bolsa Família
Os beneficiários podem receber e movimentar os valores pelo aplicativo Caixa TEM e pelo internet banking, eliminando a necessidade de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Além disso, é possível usar o cartão do programa para realizar compras em estabelecimentos comerciais na função de débito.
Outras opções de saque incluem
Terminais de autoatendimento;
Casas lotéricas;
Correspondentes Caixa Aqui;
Agências da Caixa Econômica Federal;
Com essas facilidades, a Caixa Econômica Federal busca garantir um processo de pagamento mais eficiente e acessível para todos os beneficiários do Bolsa Família.
Os pagamentos variam conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Confira as datas:
NIS final 1: 19 de agosto
NIS final 2: 20 de agosto
NIS final 3: 21 de agosto
NIS final 4: 22 de agosto
NIS final 5: 23 de agosto
NIS final 6: 26 de agosto
NIS final 7: 27 de agosto
NIS final 8: 28 de agosto
NIS final 9: 29 de agosto
NIS final 0: 30 de agosto
FAQ – Bolsa Família
Qual é a data de início dos pagamentos de agosto do Bolsa Família pela Caixa Econômica Federal?
- A Caixa Econômica Federal começará a efetuar os pagamentos a partir do dia 19, sendo os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1 os primeiros a receber.
O que é necessário para se cadastrar no Cadastro Único (CadÚnico) e receber o Bolsa Família?
- É preciso se inscrever no CadÚnico, apresentar documentos pessoais e comprovante de residência no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e aguardar a análise de enquadramento.
Como os beneficiários do Bolsa Família podem sacar o benefício?
- Os beneficiários podem receber e movimentar os valores pelo aplicativo Caixa TEM, internet banking, cartão do programa, terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa Econômica Federal.
Em que situações o pagamento do Bolsa Família é unificado para moradores de municípios em situação de emergência?
- O pagamento é unificado no primeiro dia do repasse, independentemente do número final do NIS, para moradores de municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo governo federal.
- Quando ocorre a antecipação do calendário de pagamento do Bolsa Família?
- Em dezembro, o calendário de pagamento do Bolsa Família é antecipado, diferentemente dos outros meses em que o benefício é pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês de forma escalonada.