A Escola Municipal Professor Helvécio Dahe, no Santa Rita, e a Prefeitura de Valadares, por meio da Controladoria-Geral do Município, realizaram na tarde desta quarta-feira (14) a entrega dos certificados do Programa “Um Por Todos e Todos Por Um”. Na quadra da escola, os alunos do 5º ano celebraram o momento com diferentes apresentações artísticas, como balé, fanfarra, música, declamação de poesia e texto sobre ética e cidadania.
Foto: Divulgação PMGV
Durante o primeiro semestre deste ano, os alunos participaram de experiências e atividades com o kit do programa. Esse material resulta de uma parceria entre a Controladoria-Geral da União e o Instituto Maurício de Souza. Através da Turma da Mônica, as crianças aprenderam ética e cidadania dentro e fora da escola; sendo parte de uma política de educação cidadã que busca despertar o interesse da comunidade escolar, promovendo um ambiente mais justo e participativo.
Foto: Divulgação PMGV
A aluna Júlia Sofia, do 5º ano B, estava preparada para se apresentar com a fanfarra. Ela acredita que o programa contribuiu para unir ainda mais os colegas de escola. “Foi uma experiência muito legal, adorei participar do programa, as atividades, as brincadeiras. Eu aprendi várias coisas importantes, como conhecer melhor o colega, a ter respeito com todos, a ter mais amor com os amigos e com os colegas”.
A diretora Eliziane Valadares ficou emocionada com as apresentações. “Os alunos estão de parabéns. As professoras fizeram um trabalho muito bem executado. Nós nos dedicamos muito. A cidadania está nas pequenas coisas do dia, é na fila do refeitório, é no respeito com todos e com as diferenças. Aqui dentro eles estão aprendendo e desenvolveram muito durante o programa. Eu quero agradecer por essa oportunidade. Agradeço também aos pais que vieram para ver essas maravilhosas apresentações. São momentos assim que marcam nossos corações”.
O controlador geral do Município, Luciano Souto, comemorou o sucesso do programa. “A educação faz toda a diferença, a educação transforma vidas. E também na escola as crianças começam a aprender o que é responsabilidade, respeito, honestidade, integridade e cidadania. E foi pensando exatamente nessas premissas que abraçamos o projeto Um Por Todos e Todos Por Um, da CGU. Esse projeto promove a integridade e contribui para a ampliação da qualidade do ensino da cidade. É transformando a realidade que buscamos avançar rumo a um futuro melhor”.
O programa também está sendo executado nas escolas municipais Prefeito Ronaldo Perim (São Raimundo) e Simone Maria da Cruz (Santos Dumont).
SECOM/PMGV