Sempre que ouço falar de uma nova ferramenta ou serviço de busca, minha primeira reação é encará-los com um pouco de ceticismo – e já me preparar para possíveis decepções.
Desde o início da explosão da IA generativa, temos visto uma enxurrada de aplicativos se autodenominando “o futuro das buscas”.
Mas, com raras exceções, quase todos compartilham o mesmo problema: simplesmente não são confiáveis. Eles fornecem informações imprecisas, com uma confiança surpreendente. Isso vale tanto para as ferramentas de busca por inteligência artificial de gigantes como Google e Microsoft quanto para criações de pequenas startups ambiciosas.
A ferramenta que vou apresentar hoje é uma dessas raras exceções. Trata-se de um aplicativo de busca por IA que tem um propósito bem específico e que se destaca no tipo de informação que fornece.
O grande problema com a maioria destes serviços é que, no fundo, eles não têm ideia do que estão te dizendo.
Por natureza, os sistemas que alimentam serviços como ChatGPT e Gemini apenas identificam padrões na linguagem, sem realmente compreender o contexto. E, como incluem todo tipo de conteúdo da internet em seus materiais de origem, você nunca sabe se as informações que fornecem são de fato confiáveis.
A ferramenta que quero te apresentar foi criada justamente para acabar com essa incerteza. Ela se chama Consensus e é um motor de busca por IA que se baseia exclusivamente em pesquisas científicas publicadas.
Leva apenas 20 segundos para entender e começar a usar:
- Basta acessar Consensus.app em qualquer navegador, no dispositivo que estiver usando.
- Digite uma pergunta na barra de busca no centro da tela principal. Caso precise de inspiração, dê uma olhada nas listas de consultas sugeridas pelo serviço. Há muitas possibilidades interessantes.
- Pressione Enter ou clique no ícone de busca para receber respostas baseadas em fatos, em um piscar de olhos.
Em questão de segundos, o Consensus consulta mais de 200 milhões de artigos científicos e apresenta uma vasta quantidade de respostas – com contexto claro, citações e até mesmo um simples “medidor de consenso” que mostra o grau de variação entre os resultados (porque, na vida real, nem tudo tem uma resposta definitiva).
Também é possível explorar mais a fundo qualquer resultado específico, com recursos como resumos e análises instantâneas da qualidade de cada estudo citado.
Algumas perguntas geram respostas mais complexas do que outras, mas o serviço se esforça para simplificar ao máximo e apresentar as informações de maneira clara e em linguagem acessível (o aplicativo funciona apenas em inglês).
O Consensus fornece um contexto útil sobre a confiabilidade de cada relatório mencionado. E se você não tem uma pergunta específica, pode simplesmente buscar um tema geral para ver pesquisas relacionadas.
Certamente, não é a ferramenta ideal para todo tipo de busca. Mas, quando se trata de consultas específicas relacionadas à ciência e baseadas em fatos – situações em que uma pesquisa aprofundada pode ajudar a fornecer uma resposta confiável –, é um recurso único que se destaca em meio ao crescente mar de incerteza.
- O serviço básico é gratuito, com buscas ilimitadas. Há um plano premium disponível por US$ 9 por mês, que oferece uma série de recursos extras.
- O site não exige nenhuma informação pessoal para realizar consultas. Depois de algumas buscas, ele pode pedir que você crie uma conta e faça login, mas, na minha experiência, bastou voltar à página inicial e começar de novo para continuar de forma anônima.