Governo do Amapá visita mais de 60 casas durante o Monitoramento Estratégico de Vacinação, em Mazagão

Equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde avaliou cadernetas de vacinação de 61 crianças.

Em Mazagão, mais de 60 casas já foram visitadas pelas equipes do Monitoramento Estratégico de Vacinação O Governo do Amapá efetua visitas de Monitoramento Estratégico de Vacinação (MEV) contra a poliomielite e sarampo em Mazagão, a 35 km de Macapá, para revisar e atualizar o status vacinal de crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A iniciativa, conduzida pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS),  já acompanhou a caderneta de mais de 60 crianças da área urbana e rural do município.

Durante três dias, já foram realizadas imunizações da primeira e a segunda dose de tríplice viral, que protege contra o sarampo. Em relação à poliomielite, as crianças foram vacinadas com a segunda e a terceira dose. Até 31 de agosto, quando as atividades serão concluídas, 822 crianças deverão ser avaliadas.

As buscas por nao vacinados acontecem de porta em porta até 31 de agosto

O MEV é realizado pela SVS em conjunto com a Atenção Primária de Saúde dos municípios. A estratégia consiste na avaliação das cadernetas de vacinação, a fim de identificar áreas com baixa cobertura vacinal e assegurar que todos os registros sejam corretamente atualizados na Rede Nacional de Dados em Saúde.

“Durante as visitas identificamos crianças com a caderneta de vacinação completa, mas cujas informações não estavam registradas na Rede Nacional. A ausência de dados no sistema reflete diretamente na cobertura vacinal do município, mostrando uma baixa adesão. É fundamental que esses dados sejam registrados e contabilizados adequadamente”, enfatiza o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

Os dados coletados serão analisados pela equipe responsável do Ministério da Saúde para avaliar a adesão às vacinas contra a poliomielite e o sarampo em todo o estado. O objetivo do MEV é avaliar o progresso das atividades de vacinação e identificar áreas com fragilidade na cobertura das ações de imunização.

Durante o monitiramento de dados as equipes tambem estão vacinando crianças com a caderneta desatualizada

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima