OpenAI bloqueia operação de influência iraniana usando ChatGPT para propaganda eleitoral nos EUA

OpenAI Bloqueia Operação de Influência Iraniana que Usava ChatGPT para Propaganda Eleitoral nos EUA

OpenAI anunciou na última sexta-feira o banimento de contas ligadas a uma operação de influência iraniana clandestina chamada Storm-2035. A operação usou o ChatGPT para criar conteúdo direcionado à eleição presidencial americana e conseguiu distribuir esse material através de perfis em redes sociais e sites.

A OpenAI detectou que a iniciativa iraniana não alcançou engajamento significativo nas redes, registrando poucas curtidas ou compartilhamentos. Os artigos gerados pelo chatbot discutiam assuntos da política americana e eventos internacionais, publicados em sites que fingiam ser de notícias progressistas e conservadoras, evidenciando uma estratégia de influência em diferentes espectros políticos.

O conteúdo produzido era tanto em inglês quanto em espanhol e foi postado em várias contas do X e uma no Instagram, com alguns desses comentários derivados de postagens reescritas de outros usuários nas redes sociais.

Além da questão eleitoral nos EUA, a operação abordava outros temas, como o conflito em Gaza, a presença de Israel nas Olimpíadas e assuntos da Venezuela, bem como direitos de comunidades latinas nos EUA e a independência da Escócia. Esses tópicos eram intercalados com conteúdos sobre moda e beleza, provavelmente para conferir autenticidade aos perfis ou atrair seguidores.

Storm-2035 também foi identificado pela Microsoft como parte de uma rede iraniana ativa que engage eleitores americanos com mensagens polarizadas. Sites noticiários falsos e os comentários criados incluem plataformas como EvenPolitics, Nio Thinker, Savannah Time, Teorator e Westland Sun, com alguma parte do conteúdo sendo plagiada de fontes americanas. O grupo supostamente opera desde 2020.

A Microsoft observou um incremento na atividade de influência estrangeira mal-intencionada visando as eleições dos EUA e alertou sobre táticas reinventadas para escapar da detecção, com postagens não políticas e imitações de meios de comunicação e entretenimento.

O grupo Doppelganger divulga informações inautênticas através de redes sociais, utilizando redirecionamentos ofuscados para levar a sites com conteúdo final manipulador. Os esforços da Meta resultaram na interrupção de 39 operações russas, 30 iranianas e 11 chinesas de influência desde 2017. Recentemente, seis novas redes foram identificadas no segundo trimestre de 2024, originadas da Rússia, Vietnã e EUA.

O Google também reportou atividades de spear-phishing apoiadas pelo Irã visando comprometer contas de indivíduos importantes, incluindo figuras relacionadas às campanhas presidenciais americanas. A atividade foi vinculada ao grupo APT42, que usa técnicas avançadas de engenharia social e phishing para roubar informações de login.

Acompanhe o TecMania para mais informações.

Para saber mais sobre os desenvolvimentos nesta área, siga-nos no Twitter e LinkedIn.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima