OpenAI Bloqueia Operação de Influência Iraniana que Usava ChatGPT para Propaganda Eleitoral nos EUA
OpenAI anunciou na última sexta-feira o banimento de contas ligadas a uma operação de influência iraniana clandestina chamada Storm-2035. A operação usou o ChatGPT para criar conteúdo direcionado à eleição presidencial americana e conseguiu distribuir esse material através de perfis em redes sociais e sites.
A OpenAI detectou que a iniciativa iraniana não alcançou engajamento significativo nas redes, registrando poucas curtidas ou compartilhamentos. Os artigos gerados pelo chatbot discutiam assuntos da política americana e eventos internacionais, publicados em sites que fingiam ser de notícias progressistas e conservadoras, evidenciando uma estratégia de influência em diferentes espectros políticos.
O conteúdo produzido era tanto em inglês quanto em espanhol e foi postado em várias contas do X e uma no Instagram, com alguns desses comentários derivados de postagens reescritas de outros usuários nas redes sociais.
Além da questão eleitoral nos EUA, a operação abordava outros temas, como o conflito em Gaza, a presença de Israel nas Olimpíadas e assuntos da Venezuela, bem como direitos de comunidades latinas nos EUA e a independência da Escócia. Esses tópicos eram intercalados com conteúdos sobre moda e beleza, provavelmente para conferir autenticidade aos perfis ou atrair seguidores.
Storm-2035 também foi identificado pela Microsoft como parte de uma rede iraniana ativa que engage eleitores americanos com mensagens polarizadas. Sites noticiários falsos e os comentários criados incluem plataformas como EvenPolitics, Nio Thinker, Savannah Time, Teorator e Westland Sun, com alguma parte do conteúdo sendo plagiada de fontes americanas. O grupo supostamente opera desde 2020.
A Microsoft observou um incremento na atividade de influência estrangeira mal-intencionada visando as eleições dos EUA e alertou sobre táticas reinventadas para escapar da detecção, com postagens não políticas e imitações de meios de comunicação e entretenimento.
O grupo Doppelganger divulga informações inautênticas através de redes sociais, utilizando redirecionamentos ofuscados para levar a sites com conteúdo final manipulador. Os esforços da Meta resultaram na interrupção de 39 operações russas, 30 iranianas e 11 chinesas de influência desde 2017. Recentemente, seis novas redes foram identificadas no segundo trimestre de 2024, originadas da Rússia, Vietnã e EUA.
O Google também reportou atividades de spear-phishing apoiadas pelo Irã visando comprometer contas de indivíduos importantes, incluindo figuras relacionadas às campanhas presidenciais americanas. A atividade foi vinculada ao grupo APT42, que usa técnicas avançadas de engenharia social e phishing para roubar informações de login.
Acompanhe o TecMania para mais informações.
Para saber mais sobre os desenvolvimentos nesta área, siga-nos no Twitter e LinkedIn.