Nos últimos anos, a inteligência artificial ganhou grande importância na vida cotidiana de milhares de pessoas, já que esse tipo de tecnologia pode ser utilizado para diversos fins — desde acadêmicos, profissionais e culturais até entretenimento e criação de conteúdo para redes sociais.
Nos últimos dias, viralizou no TikTok uma gravação em que uma idosa interage com o ChatGPT.
No vídeo, é possível ver o criador de conteúdo Eddy Prado ensinando sua avó a interagir com a inteligência artificial por meio da voz. A idosa trata o chatbot com muita gentileza e estabelece uma conversa agradável, como se estivesse falando com um velho amigo.
A gravação é tão espontânea que já acumula mais de sete milhões de visualizações e milhares de interações. Eddy Prado se diverte bastante com o simpático bate-papo que sua avó mantém por vários minutos com o ChatGPT.
“De onde você é?”, perguntou a avó. “Sou daqui e estou pronto para ajudar no que precisar”, respondeu o assistente do ChatGPT. “Em que posso te ajudar hoje?”
“Em que você pode me ajudar? Pois… em nada”, disse a avó, enquanto seu neto ria ao ver a reação dela e perguntava: “Do que você está rindo?”
“Se precisar de algo no futuro, estarei aqui. Tenha um bom dia”, respondeu a inteligência artificial ao perceber que a mulher havia sido enfática ao dizer que não precisava de mais nada. “Igualmente, muito obrigada”, respondeu educadamente a senhora.
- A próxima bolha? Wall Street está apostando tudo em centros de dados para IA
Durante alguns segundos, a avó continuava se despedindo e desejando coisas boas ao assistente virtual, até que finalmente disse que iria descansar porque estava na hora da soneca. A IA então respondeu: “Aproveite sua soneca, que tenha um bom descanso.”
Os usuários fizeram com que a gravação se tornasse bastante popular e deixaram comentários como:
- ‘Diz o que quero ouvir’: Por que cada vez mais pessoas veem a IA como um guru existencial?
“Ambas estão programadas para continuar falando”; “Elas continuavam se despedindo, hahaha”; “Venho do futuro: ainda estão se despedindo”; “Virou uma competição de despedidas, hahaha”; “A IA: por que essa senhora não vai embora?”; “O ChatGPT estava tão desconfortável quanto ela”; “E a lenda diz que ainda estão se despedindo…”, entre outros.