Pular para o conteúdo

A IA na transformação das franquias de Educação e a valorização do humano

Banner Aleatório

Banner Aleatório
A IA na transformação das franquias de Educação e a valorização do humano
Daniela Villela e Carol Nyerges (Red Balloon), e Fernando Quesada (School of Rock Brasil) debatem a IA e o pedagógico durante o Encontro da Comissão de Educação

Encontro da Comissão de Educação na unidade da School of Rock de Pinheiros, São Paulo, debateu o uso da IA, das salas de aula à gestão das redes.

A inteligência artificial (IA) aplicada às franquias de educação, da sala de aula à gestão das redes, norteou as análises e debates do Encontro da Comissão de Educação da ABF nessa segunda-feira (28/04). Aberto por Bruno Gagliardi (Centro Britânico), coordenador da Comissão, e Paulo Portela (School of Rock Brasil), o evento reuniu associados, especialistas e membros do colegiado na operação da rede no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

André Belz (Rockfeller Language Center), diretor da ABF Regional Sul, enfocou a IA no Franchising, mostrando o que já é realidade e não tendência. “O que era ontem já não é mais hoje”, afirmou. Segundo ele, mais do que tecnologia, a inteligência artificial atua na transformação das operações de franquia.

No painel “IA e o Pedagógico”, Daniela Villela e Carol Nyerges (Red Balloon), e Fernando Quesada (School of Rock Brasil) trataram do uso da inteligência artificial envolvendo temas como ética, direitos autorais e pedagogia.

Guilherme Reitz (Yungas) detalhou como a IA atua no aumento da produtividade e na redução de custos de grandes redes. O especialista trouxe exemplos de alguns projetos de IA desenvolvidos de forma personalizada para alguns clientes e as soluções resultantes.

IA e gestão da rede
Henrique Nóbrega (CTRL+Play), Marco Giroto (Super Geeks) e Guilherme, sob coordenação de José Carlos de Souza (CNA), abordaram a IA e a Gestão da Rede.

Nóbrega observou que relacionado à gestão das redes, há bastante aplicação da inteligência artificial na consultoria de campo. “A IA vai revolucionar o trabalho que fazemos hoje, abrir outras portas e não acredito que as pessoas ficarão desempregadas. Elas abrirão outras portas”, disse.

Como atender os leads era uma das principais dores que a IA ajudou a tratar na Super Geeks, disse Giroto. O que antes o franqueado poderia aguardar horas para ter resolvido, com o agente de IA ele tem as respostas em segundos.

Para Reitz, o primeiro desafio é cultural. “Tudo é uma questão de exercício e de cultura”, disse.

Rogério Gabriel, diretor da Comissão de Educação e de Desenvolvimento de Mercado da ABF, Robson Costa e Aline Lima (MoveEdu), e Paulo Arruda (Park Education) debateram no painel IA e Sistemas / Comercial como ela está contribuindo para a melhoria da eficiência e da gestão dos negócios.

Escala, padronização, aumento da conversão e gestão dos leads qualificados são alguns dos benefícios obtidos com o uso da IA no Grupo MoveEdu, observou Aline.

O maior desafio é a rapidez com que as mudanças acontecem e como acompanhá-las, disse Costa.

Segundo Gabriel, o atendimento de leads também foi a principal dor tratada com a IA na MoveEdu. Já Aline explicou como foram criados os prompts dentro de um projeto piloto implantado na franqueadora, que levou ao desenvolvimento de boas práticas no treinamento e a uma rica criação de conhecimento.

IA e consultoria de campo
André Belz conduziu o último painel do evento, IA e Consultoria de Campo, com a participação de Fernando Galiteri (Praxis) e Giovanni Peduto (Proesc). Fator humano e processos integram a consultoria de campo, segundo Galiteri.

“A IA está para o invento da fotografia” na visão de Peduto. De acordo com ele, “a inteligência artificial na consultoria de campo traz um ganho de produtividade e eficiência enormes”.

Galiteri defendeu que haja equilíbrio entre o humano e o tecnológico. Para o especialista, se a rede tiver um manual e um banco de melhores práticas na sua plataforma de IA, e o consultor de campo continuar com seu papel de convencimento, focado na relação com o franqueado, as redes ganharão.

“Eu acredito muito no papel do humano [no uso da IA]”, ressaltou Belz.

Depoimentos
“Nós estamos nessa jornada da implantação da IA também. Gostei bastante do evento porque ele mostra que estamos indo no caminho que imaginávamos, com o foco principal em trazer a IA para atender ‘o caraca do lead’ [um jargão bem-humorado que está sendo usado no setor]. Estamos focados nessa principal dor, envolvendo algumas áreas, como TI e Marketing. Estamos olhando a visibilidade técnica e soluções. Então, foi legal o evento, trouxe bastante insights e abriu frentes para continuarmos nosso processo de implantação da IA na Kumon”.
Rinaldo Miranda, gerente de Tecnologia da Rede Kumon

“É o primeiro evento que eu venho da ABF e para mim agregou muito, trouxe muitas reflexões sobre o que a gente pode trazer como agilidade, aproveitando tudo o que a tecnologia tem para nos trazer hoje para o nosso negócio. Foi muito enriquecedor saber o que o franchising, as outras marcas estão fazendo. Isso engrandece e aumenta as possibilidades de atendimento e suporte à rede, com qualidade, excelência e agilidade, proporcionando cada vez mais resultado para o mercado. Foi muito produtivo, meu primeiro encontro e saio daqui maravilhada, agregando mais para o nosso negócio”.
Lúcia Blois, gerente de Operações do CNA

“O evento foi muito bom e poderia ter sido até remoto. O assunto particularmente para mim é muito novo, mas sabemos que é uma tendência. Das quatro áreas faladas hoje, a comercial tem que ser a primeira. Depois a gestão, a parte pedagógica e a consultoria de campo”.
Alex Barroso, gestor de Franquias da Robomind

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *