A inovação como caminho para a sustentabilidade e desenvolvimento urbano

A inovação como caminho para a sustentabilidade e desenvolvimento urbano

Os desafios que as cidades do mundo todo estão enfrentando são inúmeros. Seja em temas como resiliência climática ou em transformação digital, está claro que não há como construir um futuro sustentável sem a inovação. Por meio dessa palavra-chave, é possível criar produtos e serviços com menor impacto ambiental, melhorar a eficiência energética dos processos produtivos e logísticos, e desenvolver modelos de negócios mais sustentáveis.

 

 

A partir disso, a iniciativa ICLEI Innovation busca estimular a inovação para o desenvolvimento sustentável das cidades por meio do fomento a startups que tragam soluções para os territórios locais, em alinhamento com as principais agendas globais de sustentabilidade e os cinco caminhos de desenvolvimento que compõem a visão estratégica do ICLEI: baixo carbono, baseado na natureza, circular, resiliente, equitativo e centrado nas pessoas.

 

 

O programa é composto pelas seguintes etapas:

 

START POINT: identificação junto ao governo local dos desafios do território para determinar as áreas prioritárias para o desenvolvimento de soluções inovadoras;

FASE 1: Mobilização de parceiros e patrocinadores;

FASE 2: Chamada para candidaturas das startups e seleção;

FASE 3: Consolidação de uma rede de mentores-padrinhos;

FASE 4: Condução do processo de aceleração;

FASE 5: Dia de demonstração (Demo Day);

FASE 6: Relatório final. Entrega: Startups aceleradas e entrega do relatório narrativo.

 

 

Os objetivos do ICLEI Innovation são unir as agendas de inovação e de desenvolvimento urbano e territorial sustentável, fortalecer a gestão e a sustentabilidade dos governos locais e fornecer fomento à inovação e empreendedorismo local voltado à sustentabilidade. A rede de governos locais do ICLEI representa um mercado potencial para teste, execução e escalabilidade dos projetos, o que é um diferencial do programa. Além disso, a estrutura de aceleração das startups possui foco prático na inovação urbana e funciona por meio de rede de mentores e parceiros.

 

Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul e idealizador do programa, acredita que “a inovação é um componente inerente à sustentabilidade. A ação climática pressupõe novas competências, novas abordagens e novas tecnologias. O ICLEI Innovation surge como uma resposta ao paralelismo entre as agendas locais de sustentabilidade e aquelas de inovação. O programa se materializa a partir de um desafio real da cidade ou território, que mobiliza todo o ecossistema para endereçá-lo com qualidade, contribuindo também para gerar emprego e renda, e atrair investimentos”.

 

Os temas de cada edição são selecionados com base nos desafios apresentados no território. Na 1ª rodada do programa, que teve como tema Arborização e Áreas Verdes Urbanas, 57 startups responderam à Chamada Nacional, 20 passaram por entrevista, 11 foram selecionadas e 5 participaram do Demo Day: Arbolink, Anubz, Exati, Verde Novo e Verde Drone. A Gaia foi escolhida como startup revelação.

 

Já a 2ª rodada, que foi executada em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre em 2023, contou com a aceleração de 5 startups que desenvolvem soluções foodtech e que possuem como proposta o fortalecimento dos sistemas alimentares locais por meio da inovação. Confira mais detalhes sobre essa edição:

 

ICLEI Innovation Porto Alegre

 

A 2ª rodada do ICLEI Innovation aconteceu em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e teve como tema “Inovação Sustentável para Fomento a Sistemas Alimentares Resilientes e Circulares em Porto Alegre e nas demais cidades da FOODTECH ALLIANCE RS”. Foram aceleradas 5 startups que contribuem para o aprimoramento de sistemas alimentares sustentáveis e circulares; a produção alimentar urbana de alta eficiência; a promoção de soluções verdes e azuis baseadas na natureza; a alimentação saudável; melhorias no abastecimento e distribuição de alimentos; o combate ao desperdício de alimentos; entre outros temas vinculados a sistemas alimentares em Porto Alegre e nas demais cidades participantes da Foodtech Alliance.

 

A jornada completa de aceleração durou 14 semanas. Durante esse período, as startups receberam mentorias e capacitações com especialistas para impulsionar seus negócios. O demoday em Porto Alegre marcou o encerramento da jornada, momento em que ocorreu a premiação da startup destaque. 

 

 

Resultado

  • Bioplix – STARTUP DESTAQUE
  1. Fazendas Bioma 
  2. Olive+
  3. Igapó
  4. Nutrindo Soluções 

 

 

Como participar da 3ª rodada do ICLEI Innovation?

 

A 3ª rodada do ICLEI Innovation será realizada novamente com a Prefeitura de Porto Alegre e a etapa atual é de definição da temática com base nas necessidades do território. Para participar, as startups devem se inscrever a partir do lançamento do edital.

 

 

Confira o lançamento por meio das redes sociais e do site do ICLEI:

 

 

 

O ICLEI Innovation conta com parceiros institucionais e técnicos, além de patrocinadores, que são referência em inovação e sustentabilidade nas cidades. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro e a agência de desenvolvimento Fomenta Rio foram parceiros e patrocinadores do ICLEI Innovation na primeira rodada. Já a segunda rodada, foi em parceria com o município de Porto Alegre, através do Gabinete de Inovação, e da Foodtech Alliance do Rio Grande do Sul

 

O projeto também conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e das agências de desenvolvimento Green Sampa e Ade Sampa, e da Prefeitura de Porto Alegre, através da agência de desenvolvimento Pacto Alegre.

 

Entre os parceiros técnicos e institucionais do ICLEI Innovation estão: Aliança pela Inovação (Fundação Brava, Instituto Humanize e Instituto Arapyaú); Climate Ventures; Fórum CB27; Fundação Avina; Sea Legacy; WayCarbon; e Wylinka.

 

 

Temática de inovação no Congresso Mundial

 

Considerando a importância do tema da inovação para o desenvolvimento sustentável, o Congresso Mundial do ICLEI 2024 contou com alguns momentos marcantes relacionados à temática. No dia 18 de junho, ocorreu o Simpósio Global de Pesquisa e Inovação do ICLEI  2024, com o objetivo de integrar pesquisa pioneira e discursos inovadores com políticas em direção às “próximas práticas” necessárias para alcançar trajetórias de desenvolvimento sustentável, abordar a emergência climática e atender às necessidades humanas.

 

Assim, um grupo diversificado de partes interessadas, incluindo pesquisadores e acadêmicos, inovadores, autoridades municipais, formuladores de políticas e agências de financiamento, incubadoras, líderes do setor privado e representantes de agências subnacionais e internacionais, como a ONU, se reuniram no simpósio para criar novas conexões e catalisar ações coletivas. 

 

A sessão temática “Aproveitar oportunidades e reduzir riscos: Utilizar a inteligência artificial para a ação climática local” também representou uma oportunidade de debater sobre a temática de inovação focando na inteligência artificial (IA), aplicada por exemplo nas áreas de energia e transporte em cidades, e como ela pode informar a ação climática em cidades ao redor do mundo. Diante da crescente urgência em atingir metas de sustentabilidade, a IA emergiu como uma ferramenta essencial para governos locais e regionais, ajudando-os a enfrentar esses desafios de maneira eficaz e eficiente. Foram examinadas várias abordagens adotadas por governos locais, com ênfase nos benefícios, aplicações e riscos da IA na sustentabilidade urbana e na ação climática. A inovação e as contribuições significativas de governos locais e gigantes da tecnologia, como o Google, também foram profundamente exploradas.

 

Entre os participantes da sessão, estavam Luciana Lobo, Secretária do Meio Ambiente da cidade de Fortaleza (CE), que apresentou exemplos de ações feitas na cidade cearense utilizando a IA, como o uso da inteligência para calcular as regiões onde as pessoas mais utilizam bicicletas, dado útil para a construção e melhorias de ciclovias. Além disso, Zuleica Goulart, coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, destacou sobre a importância do uso de dados gerados por IA para a mitigação e adaptação de tragédias em cidades, como a ocorrida no Rio Grande do Sul. A líder de Parcerias de Impacto Social LATAM da Google, Luisa Phebo, explicou sobre o objetivo de incorporar inovações de IA nos produtos Google, como o desenvolvimento de alertas climáticos, de modelos de inundação para prever o nível que águas podem atingir e alertas de incêndios florestais.

 

A sessão temática “Como as cidades adquirem inovação para atingir suas metas de sustentabilidade”, com a participação da Presidente do ICLEI e Prefeita da cidade de Malmö, Suécia, Katrin Stjernfeldt Jammeh, e o Secretário de Inovação da cidade de Porto Alegre (RS), Luiz Carlos Pinto, abordou sobre como as compras públicas de inovação estão se tornando cada vez mais uma forma pela qual as cidades podem atingir seus objetivos estratégicos e organizacionais e, ao mesmo tempo, se beneficiar de inovações emergentes que atendam exatamente às suas necessidades. O momento também contou com Luiz Carlos Pinto, Secretário de Inovação, cidade de Porto Alegre (RS); Marcela Arruda, Secretária de Gestão, cidade de São Paulo (SP); Carsten Rothballer, Diretor de Sistemas de Energia Sustentável, Secretariado Europeu do ICLEI e Peter Defranceschi, Diretor do Escritório do ICLEI Bruxelas e Diretor do Programa Global de Alimentação Urbana do ICLEI.

Source link

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *