No mês passado, a chegada do Gemini 2.5 Flash Image, também conhecido como Nano Banana, conseguiu mudar a Geração e edição de imagens orientadas por IA dando um notável passo à frente em termos de qualidade e controle em comparação com os produtos similares anteriores do Google e todos os concorrentes existentes. Graças à consistência proporcionada por essa atualização, uma pessoa ou um produto em uma imagem permanece o mesmo durante a criação de novas imagens com diferentes planos de fundo, roupas, penteados e assim por diante. Em termos de popularidade, esses recursos conseguiram fazer com que o aplicativo Gemini móvel aumentasse 45% em relação ao mês anterior em termos de downloads.
De acordo com dados do site Appfigureso Gemini está chegando à marca de 13 milhões de downloads na App Store, em comparação com menos de 9 milhões em todo o mês de agosto. Além disso, ele conquistou o primeiro lugar na categoria de aplicativos de IA da loja digital Apple. O melhor resultado antes da chegada da Nano Banana foi um 3º lugar na App Store dos EUA em 28 de janeiro de 2025. O aplicativo Gemini alcançou o segundo lugar nas classificações mencionadas anteriormente em 8 de setembro e chegou ao primeiro lugar em 12 de setembro. Ao analisar as classificações globais de aplicativos iOS, o Gemini está entre os cinco primeiros em 108 países.
Por outro lado, embora o Gemini seja um produto do Google e o Android seja sua plataforma móvel nativa, o ChatGPT ainda ocupa o primeiro lugar na categoria de aplicativos de IA no Google Play. Em 8 de setembro, o VP do Google Gemini e do Google Labs Josh Woodward revelou que o aplicativo conseguiu adquirir nada menos que 23 milhões de usuários iniciantes desde a introdução do Nano Banana. A experiência deles com o aplicativo gerou bem mais de 500 milhões de imagens, disse o funcionário do Google.
Durante todo o ano de 2025, o aplicativo Gemini conseguiu acumular quase 104 milhões de downloads. Desde sua introdução em fevereiro de 2024, ele ultrapassou 185 milhões de downloads em Android e iOS.
Codrut Nistor, 2025-09-18 (Update: 2025-09-18)




