A OpenAI acaba de implementar uma mudança importante no ChatGPT, permitindo que os usuários ajustem diretamente a simpatia, o entusiasmo e o uso de emojis do chatbot.
Essa mudança é vista como o próximo passo nos esforços para personalizar a experiência do usuário e também reflete o debate em curso sobre o “tom” da inteligência artificial.

Os usuários podem personalizar o nível de “entusiasmo” no ChatGPT.
De acordo com informações compartilhadas pela OpenAI nas redes sociais, novas opções de personalização foram adicionadas à seção Personalização do ChatGPT. Nela, os usuários podem escolher o nível de desempenho do chatbot em elementos como simpatia, entusiasmo e uso de emojis, com três opções: Mais, Menos ou Padrão.
Além das emoções, essas configurações também incluem opções semelhantes relacionadas à forma como o ChatGPT usa títulos e listas nas respostas. Isso permite que os usuários ajustem o estilo de suas respostas para melhor atender às suas necessidades individuais, desde discussões de trabalho sérias até conversas informais.

Amplie as possibilidades de personalização da sua voz.
Essa nova funcionalidade foi adicionada juntamente com o sistema de “estilo e tom básicos” que a OpenAI introduziu anteriormente. Desde novembro, os usuários podem escolher tons como Profissional, Franco ou Descontraído para moldar a forma como o ChatGPT se comunica ao longo da conversa.
Ao permitir um controle mais detalhado sobre a expressividade, a OpenAI demonstra que seu objetivo é dar mais iniciativa aos usuários, em vez de impor um estilo padrão a todos.
O tom do ChatGPT tem sido controverso.
Este ano, a forma como o ChatGPT se comunica tornou-se um dos principais temas de debate. A OpenAI teve que revogar uma atualização porque ela foi considerada como tendo tornado o chatbot “obsequioso demais”. Posteriormente, a empresa ajustou o GPT-5 para ser “mais afetuoso e amigável” após muitas reclamações de usuários de que a nova versão parecia fria e menos acessível.
Essas mudanças contínuas demonstram que equilibrar utilidade, neutralidade e emoção na IA não é uma tarefa fácil, especialmente à medida que a base de usuários se torna cada vez mais diversa.
Preocupações com o impacto psicológico
Paralelamente à recepção positiva, alguns estudiosos e críticos da IA também expressaram preocupações. Eles argumentam que a tendência de chatbots elogiarem frequentemente os usuários ou afirmarem crenças pessoais pode se tornar um “modelo sombrio”, levando facilmente a comportamentos viciantes e potencialmente impactando negativamente a saúde mental.
Nesse contexto, a capacidade da OpenAI de permitir que os usuários personalizem a simpatia e o entusiasmo do ChatGPT pode ser vista como uma solução de compromisso, ajudando cada pessoa a escolher uma experiência que lhe convenha, em vez de impor um estilo único a todos.
Essa nova iniciativa não apenas expande as capacidades de personalização do ChatGPT, mas também demonstra que a OpenAI está atenta ao feedback da comunidade, ao mesmo tempo que busca responder a grandes questões sobre o papel e o impacto da IA no cotidiano.
De acordo com o Tech Crunch
Fonte: https://baovanhoa.vn/nhip-song-so/openai-mo-tuy-chon-dieu-chinh-giong-dieu-chatgpt-190467.html

