Pular para o conteúdo

A Wikipédia está morrendo? Busca de informações no ChatGPT e nas mídias sociais reduz tráfego no site, diz executivo | Tecnologia

Banner Aleatório

Banner Aleatório
O tráfego de seres humanos no site da Wikipedia cai 8% ao ano, em média — Foto: Ilustração de Thomas Fuller/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

A Wikipédia é frequentemente descrita como o último site bom em uma internet cada vez mais repleta de mídias sociais tóxicas e lixo de IA. Mas parece que a enciclopédia online não está completamente imune às últimas tendências mais amplas: as visualizações de páginas por humanos caem 8% ao ano, de acordo com publicação no blog de Marshall Miller, diretor sênior de Produto da Wikimedia Foundation.

A fundação trabalha para distinguir entre tráfego humano e de bots. Segundo Miller, o declínio “nos últimos meses” foi revelado após uma atualização nos sistemas de detecção de bots da Wikipédia. A tecnologia mostrou que “grande parte do tráfego excepcionalmente alto do período de maio e junho veio de bots que foram criados para escapar da detecção”. As informações são do Tech Crunch.

Por que o tráfego está caindo? Miller aponta para “o impacto da IA ​​generativa e das mídias sociais na forma como as pessoas buscam informações”. “Os mecanismos de busca estão usando cada vez mais a IA generativa para fornecer respostas diretamente aos usuários, em vez de links para sites como o nosso”, diz Miller. Além disso, diz, as gerações mais jovens estão buscando informações em plataformas de vídeo social em vez da web aberta. (O Google contestou a alegação de que os resumos de IA reduzem o tráfego de buscas.)

Miller argumenta que isso não torna a Wikipédia menos importante, já que o conhecimento proveniente da enciclopédia ainda chega às pessoas, mesmo que elas não visitem o site. A Wikipédia chegou a experimentar seus próprios resumos de IA, mas interrompeu o esforço após reclamações dos editores.

Mesmo assim, a mudança apresenta riscos, especialmente se as pessoas não souberem qual é a origem real das informações. “Com menos visitas à Wikipédia, menos voluntários podem aumentar e enriquecer o conteúdo, e menos doadores individuais vão apoiar esse trabalho”, diz Miller. Por esse motivo, ele dz que empresas de IA, buscas e redes sociais que usam conteúdo da Wikipédia “deveriam incentivar mais usuários” à visitar a enciclopédia online.

Para tentar reverter o quadro, diz, a Wikipédia está desenvolvendo uma nova estrutura para atribuição de conteúdo da enciclopédia. A organização também tem duas equipes encarregadas de ajudar a Wikipédia a alcançar novos leitores e está procurando voluntários para ajudar.

Miller também incentiva os leitores a “apoiar a integridade do conteúdo e a criação de conteúdo” de forma mais ampla. “Ao pesquisar informações online, procure citações e clique para acessar o material original”, escreve ele. “Converse com as pessoas que você conhece sobre a importância do conhecimento confiável e curadoria humana e ajude-as a entender que o conteúdo subjacente à IA generativa foi criado por pessoas reais que merecem seu apoio.”



Mais recente


Próxima
Mudanças no Instagram irritam usuários; já é possível testar novo desenho do app

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *