Tão simples quanto engenhosa – e permanece lendária até hoje.
O documentário A Música de John Williams, no Disney+, relembra a carreira do compositor, cujo nome ficará para sempre associado aos de Steven Spielberg e George Lucas – e até revela detalhes sobre a lendária trilha sonora de Tubarão!
Steven Spielberg não entendeu o tema de Tubarão
A música-tema é engenhosamente simples: um ostinato grave composto por só duas notas (Mi e Fá), que muda apenas em volume e intensidade para anunciar que o monstro marinho se aproxima. Não poderia ser mais eficaz – mas, como ele admite no documentário de John Williams, Spielberg inicialmente não estava nada convencido da ideia minimalista do compositor…

Universal Pictures
“Achei que ele estava brincando”, disse. “Pensei: ‘Meu Deus, não teremos uma orquestra, só haverá um piano com o John tocando algumas notas graves’. Mas você [dirigindo-se a John Williams] me disse para ouvir com atenção. E, finalmente, percebi que sua ideia era brilhante.”
Williams havia ganhado seu primeiro Oscar três anos antes pelo musical Um Violinista no Telhado e, posteriormente, também compôs inúmeras trilhas sonoras sinfônicas para Spielberg. O criador de A.I. – Inteligência Artificial inicialmente imaginou algo semelhante para Tubarão – e só podemos ficar felizes que Williams conseguiu convencê-lo de que, neste caso específico, menos é de fato mais.
Qualquer pessoa que pense no filme certamente terá essas duas notas em mente. Por outro lado, uma sensação de ansiedade provavelmente se instala assim que ouvem o tema simples, porém brilhante. A Academia também reconheceu isso – e concedeu a Williams seu segundo Oscar!

