Acompanhamento obrigatório para beneficiários do Bolsa Família em Caxias: saiba mais!

Acompanhamento obrigatório para beneficiários do Bolsa Família em Caxias: saiba mais!


O investimento do governo federal no pagamento do Bolsa Família neste mês é de R$ 14,12 bilhõesLyon Santos/MDS

Duque de Caxias – A Prefeitura de Duque de Caxias, através das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família para o segundo acompanhamento do ano de 2024 nas unidades de saúde do município.

O acompanhamento da Saúde é obrigatório para crianças menores de sete anos e todas as mulheres, inclusive gestantes. A SMASDH alerta aos beneficiários que o não comparecimento pode causar o bloqueio do benefício.

Os beneficiários precisam comparecer a uma unidade de saúde da rede municipal duas vezes por ano (janeiro a junho e julho a dezembro). Os documentos necessários para fazer o acompanhamento são: cartão do Bolsa Família; caderneta de vacinas das crianças e a caderneta da gestante (pré-natal).

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência de renda com condicionalidades, que tem como um dos seus objetivos ampliar o acesso das famílias aos serviços de saúde. Procure a unidade de saúde mais próxima e evite o bloqueio do seu benefício.

Confira as unidades de saúde que realizam o acompanhamento dos beneficiários em Duque de Caxias:

– Todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF);
– Todas as Unidades Pré-Hospitalares (UPH);
– Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS);
– Hospital Municipal Duque (Policlínica);
– Centro Municipal de Saúde (CMSDC);
– Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher (CRAESM).

Para ter acesso aos endereços das unidades da Rede Municipal de Saúde de Duque de Caxias, acesse o link: https://saude.duquedecaxias.rj.gov.br/unidades-de-saude.php

FAQ

1. Quais são as condicionalidades do Programa Bolsa Família?

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência de renda com condicionalidades, sendo uma delas a necessidade de realizar acompanhamento da saúde, principalmente para crianças menores de sete anos e gestantes.

2. O que acontece se os beneficiários do Bolsa Família não comparecerem ao acompanhamento de saúde?

O não comparecimento dos beneficiários do Bolsa Família ao acompanhamento de saúde pode resultar no bloqueio do benefício.

3. Com que frequência os beneficiários do Bolsa Família devem comparecer ao acompanhamento nas unidades de saúde?

Os beneficiários do Bolsa Família precisam comparecer a uma unidade de saúde da rede municipal duas vezes por ano, sendo uma no período de janeiro a junho e outra no período de julho a dezembro.

4. Onde os beneficiários do Bolsa Família de Duque de Caxias podem realizar o acompanhamento de saúde?

Os beneficiários do Bolsa Família em Duque de Caxias podem realizar o acompanhamento de saúde em diversas unidades, incluindo Unidades de Estratégia de Saúde da Família, Unidades Pré-Hospitalares, Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal Duque, Centro Municipal de Saúde e Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher.

5. O que é necessário levar para fazer o acompanhamento de saúde dos beneficiários do Bolsa Família?

Para realizar o acompanhamento de saúde, os beneficiários do Bolsa Família precisam levar o cartão do Bolsa Família, a caderneta de vacinas das crianças e a caderneta da gestante (pré-natal).

Créditos para Fonte

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *