1 de outubro de 2024 – 16:22
#Aesp/CE #Curso de Contrainteligência #PMCE
Ascom Aesp-CE – Texto e Fotos
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE) realizou nesta terça-feira (1º), a aula inaugural do primeiro Curso de Contrainteligência – ação pioneira que visa capacitar tecnicamente os profissionais para atuar em operações de contrainteligência, compreendendo os fundamentos teóricos e práticos necessários para o planejamento dessas operações.
O curso, distribuído em 40 horas-aula, abrange um conteúdo programático que inclui aulas sobre Introdução à Contrainteligência, Segurança Ativa, Segurança Orgânica, Operações de Contrainteligência e Análise Pós-Ação. Adicionalmente, o curso discute os princípios da Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP), com o objetivo de qualificar membros da comunidade de inteligência de segurança pública em diversas atividades de contrainteligência.
A aula inaugural foi ministrada pelo coronel da Polícia Militar do Ceará, Kildare Nascimento da Silva, que destacou a importância da contrainteligência na atividade de inteligência. “A contrainteligência protege as atividades de inteligência, evitando ameaças internas ou externas. Ela é essencial para o sucesso das operações e para manter a confiança do público”, afirmou o coronel.
O oficial enfatizou que a contrainteligência envolve responsabilidade e cuidado, e que o curso representa um avanço significativo para a Polícia Militar do Ceará, permitindo que os profissionais tenham uma formação sistematizada em contrainteligência, aprimorando a qualidade e a eficácia das atividades de inteligência. “É uma trajetória que requer comprometimento e vigilância constante, permitindo que nossos profissionais tenham uma formação sistematizada em contrainteligência, aprimorando a qualidade e a eficácia de nossas atividades de inteligência”, concluiu.
Participaram da solenidade o assessor de Inteligência (ASINT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente-coronel Elesbão Contardo Souza Passos; o coronel da PMCE, Kildare Nascimento da Silva; a major da PMCE, Francisca Adeirla Freitas da Silva, da Célula de Ensino Militar da Aesp/CE; e o perito criminal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Túlio Oliveira.
A major PM Adeirla Freitas destacou a importância da qualificação na área de contrainteligência, afirmando que o crime organizado tem crescido e que é necessário se qualificar para combatê-lo de forma eficaz. “O conhecimento em qualquer área nos coloca muitos passos à frente, e precisamos como polícia nos capacitar constantemente. O crime organizado tem crescido, e precisamos nos qualificar para combatê-lo de forma eficaz. Não é fácil, mas a preparação é essencial para o sucesso da nossa missão “, concluiu ela.
Trinta profissionais de segurança pública do Ceará estão participando desta capacitação, que segue até o dia 4 de outubro de 2024.
Com essa ação educacional pioneira, a Aesp/CE fortalece seu papel no aprimoramento das habilidades dos profissionais de segurança pública, contribuindo para a eficácia das operações de inteligência no estado do Ceará.