REINALDO SILVA
Da Redação
O número de vagas para auxiliar de linha de produção se destaca, 73 ao todo. Também há oportunidades para motorista carreteiro (45), trabalhador rural (40), ajudante geral (30) e dezenas de outras funções. No quadro geral, a Agência do Trabalhador de Paranavaí deve iniciar a semana com mais de 450 cadastros em todos os segmentos: agricultura, comércio, indústria, construção civil e prestação de serviços.
O mercado está aquecido. De acordo com a gerente da Agência do Trabalhador, Elen Della Pria Kumatsu, a procura por mão de obra nunca foi tão grande como nos últimos dias. Os cadastros vêm de empresas já consolidadas em fase de ampliação ou que precisam fazer substituições e até mesmo de novos empreendimentos – não somente de Paranavaí, mas também Maringá e Rondon.
O recorte de 16 a 20 de setembro comprova o cenário. Pela ordem cronológica, dia a dia, a Agência do Trabalhador contabilizou 376, 390, 462, 464 e 456 vagas de emprego. “É um reflexo do que está acontecendo em todo o país”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Paranavaí, Carlos Emanuel Rodrigues.
Ele justifica o argumento explicando que a capacidade de consumo da população cresceu, e se as pessoas compram mais, é preciso ampliar a produção. O resultado é a necessidade de ampliar o quadro de funcionários para atender à demanda.
O secretário também considera as mudanças no mercado de trabalho. As possibilidades de atuação com o uso de ferramentas digitais, inclusive de forma remota, afastam os profissionais dos serviços presenciais e mantêm o quadro de vagas com números elevados. É preciso se adaptar à nova realidade, sugere Rodrigues.
A gerente da Agência do Trabalhador aponta outro aspecto que contribui para a grande oferta de vagas: a rotatividade de empregados. Muitos não conseguem se adequar a dias e horários de funcionamento ou não concordam com as regras da empresa. Nesse sentido, a orientação é que o candidato saiba exatamente que função quer exercer, que escala pretende cumprir, qual a distância de casa até o local de trabalho.
Essa triagem é feita pela equipe de atendimento da Agência do Trabalhador sem qualquer prejuízo sobre o currículo profissional. Ao contrário, as informações detalhadas ajudam a encaixar o perfil do candidato à proposta do contratante.
Serviço
Interessados em concorrer a uma vaga de emprego podem agendar atendimento pelo site da Agência do Trabalhador (https://encurtador.com.br/QmBjH) ou diretamente na Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701. Os atendimentos vão de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. O telefone para contato é (44) 3423-1733.
Dia D reúne vagas de emprego para pessoas com deficiência
Sexta-feira (20) foi o Dia D de atendimento a pessoas com deficiência na Agência do Trabalhador de Paranavaí, ação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).
Onze empresas cadastraram vagas específicas para esse público, totalizando 53 oportunidades de colocação no mercado de trabalho, caso da Indemil, representada pela analista de recursos humanos Djieniffer Schmitz, que afirmou: “A empresa está preparada para receber PcD [sigla utilizada para designar pessoas com deficiência]”.
A presença de PcD no quadro de funcionários motiva, inspira e mostra que é possível vencer obstáculos. “São pessoas que se entregam 100%”, disse a analista de RH.
Entre os candidatos às vagas de emprego estava Socia Rezende Del Ducca, de 31 anos, diagnosticada com transtorno do espectro autista, nível um – do ponto de vista médico, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, mas no aspecto legal é equiparado à deficiência.
Ao Diário do Noroeste, ela contou que trabalha somente meio período, mas gostaria de conseguir um emprego de tempo integral, por isso foi à Agência do Trabalhador. Aproveitou a oportunidade para avaliar a realização do Dia D: “É muito importante, porque normalmente as vagas para PcD são reduzidas”.