Planejar uma viagem pode ser complexo, com muitos fatores a serem considerados, como clima, rotas, horários e eficiência. Na Alaska Airlines, uma enorme quantidade de dados é analisada para garantir que cada voo seja seguro e eficiente.
Como parte do compromisso com a inovação e para assegurar uma excelente experiência de viagem para seus clientes, a Alaska renovou sua parceria com a Air Space Intelligence (ASI). A ASI utiliza inteligência artificial para otimizar trajetos de voo e reduzir emissões por meio de sua plataforma Flyways AI.
A plataforma Flyways AI da ASI utiliza algoritmos avançados e aprendizado de máquina para analisar vastas quantidades de dados, incluindo padrões climáticos, ventos, turbulência, restrições de espaço aéreo e volume de tráfego aéreo.
O Flyways AI então gera recomendações de rotas otimizadas para despachantes e pilotos que são seguras, em conformidade com o controle de tráfego aéreo (ATC), minimizam o consumo de combustível, reduzem o tempo de voo e evitam potenciais congestionamentos no espaço aéreo. Além disso, o aplicativo Flyways Dispatch oferece insights em tempo real e suporte para a tomada de decisões aos despachantes, capacitando-os a gerenciar proativamente os voos e responder a eventos antes que eles possam impactar os voos.
Nos últimos quatro anos, a Alaska utilizou a plataforma Flyways AI e o aplicativo Dispatch em seu Centro de Operações de Rede para otimizar rotas de voo, reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono, além de melhorar a pontualidade das chegadas.
Em média, o Flyways AI apresentou oportunidades de otimização para 55% dos voos da Alaska e gerou uma economia de combustível e redução de emissões de três a cinco por cento para voos com duração superior a quatro horas. Especificamente, no ano passado, as rotas otimizadas pelo Flyways economizaram mais de 1,2 milhão de galões de combustível, o equivalente a 11.958 toneladas métricas de emissões de CO2.
As economias proporcionadas pelo Flyways ajudam a Alaska a trabalhar em direção à sua meta de curto prazo de ser a companhia aérea mais eficiente em termos de combustível dos EUA até 2025 e à meta de longo prazo de emissões líquidas zero de carbono até 2040.
A Alaska está empolgada em continuar trabalhando com a ASI para expandir o uso do Flyways AI em sua rede e explorar novas maneiras de utilizar a IA para aprimorar suas operações e serviços. A empresa acredita que o Flyways é um divisor de águas para a indústria da aviação e uma vitória para seus clientes, funcionários e para o planeta.
Via Assessoria de Imprensa da Alaska Airlines