O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) alertou para um novo golpe contra beneficiário do programa Bolsa Família. Os criminosos estão enviando mensagem com links que podem permitir o acesso a conta onde essas pessoas recebem os pagamentos.
Segundo o ministério, as famílias relatam o recebimento de um SMS (mensagem de texto por celular) sugerindo o acesso a um link malicioso, ou seja, feito para realizar ataques com vírus ou golpes. Em situações como essas, a partir do momento em que o usuário clica no link suspeito, acaba tornando suas informações e acessos expostos a possíveis criminosos (phishing).
Neste caso, permitindo o acesso às contas bancárias onde as famílias recebem seus benefícios do Bolsa Família, comumente acessado pelo aplicativo Caixa TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo programa.
“O Ministério do Desenvolvimento Social não trabalha com SMS, com mensagem de texto, e muito menos orientando para clicar no link. A comunicação é feita por meio da conta, do extrato, ali diretamente para o usuário com segurança, ou por meio da nossa rede SUAS”, explicou o ministro Wellington Dias.
A pasta reforça que os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família. O programa tampouco realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.
O titular do MDS também trouxe esclarecimentos para famílias que sofreram o golpe. “A orientação é procurar a Caixa Econômica, registrar um boletim de ocorrência. Com análise do caso, é possível haver ressarcimento, se comprovada uma falha no sistema”, contou.
Como os criminosos estão tentando aplicar golpes contra beneficiários do programa Bolsa Família?
Os criminosos estão enviando mensagens de texto com links maliciosos que permitem acesso indevido às contas bancárias das famílias.Qual é a orientação do Ministério do Desenvolvimento Social para os beneficiários do Bolsa Família em relação a mensagens recebidas?
O Ministério do Desenvolvimento Social alerta que não trabalha com SMS e orienta as famílias a não clicarem em links suspeitos, sendo a comunicação feita por meio dos extratos bancários e aplicativo do Bolsa Família.Quais são os canais exclusivos de comunicação do programa Bolsa Família com as famílias?
As mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família são os canais exclusivos de comunicação com as famílias, sendo que o programa não realiza ligações telefônicas.O que fazer se a família for vítima do golpe e tiver valores retirados indevidamente de sua conta?
A orientação é procurar a Caixa Econômica, registrar um boletim de ocorrência e, após análise do caso, é possível haver ressarcimento se comprovada uma falha no sistema.- Quem é o ministro responsável pelo Ministério do Desenvolvimento Social e qual foi a orientação dada às famílias que sofreram o golpe?
O ministro responsável é Wellington Dias, que recomendou às famílias que sofreram o golpe procurar a Caixa Econômica, registrar um boletim de ocorrência e, se comprovada falha no sistema, é possível haver ressarcimento.