Alerta: Golpe usando acesso indevido das contas do Bolsa Família! Fique atento aos beneficiários.

Desde quinta-feira (22.08), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem recebido informações das coordenações estaduais e municipais do Bolsa Família relatando indícios de um golpe que está sendo aplicado contra as famílias beneficiárias do Programa.

As famílias relatam o recebimento de um SMS (mensagem de texto por celular) sugerindo o acesso a um link malicioso, ou seja, feito para realizar ataques com vírus ou golpes. Em situações como essas, a partir do momento em que o usuário clica no link suspeito, acaba tornando suas informações e acessos expostos a possíveis criminosos (phishing).

Neste caso, permitindo o acesso às contas bancárias onde as famílias recebem seus benefícios do Bolsa Família, comumente acessado pelo aplicativo Caixa TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo Programa.

Portanto, o MDS esclarece que:

  • Os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família;
  • O Programa Bolsa Família não envia SMS com links para direcionamento a outros sites;
  • No caso de estratégicas adicionais (SMS, WhatsApp, etc.), o MDS informa antecipadamente aos estados e municípios sobre o tema nos canais oficiais;
  • O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.

Orientamos às famílias que foram lesadas a dirigirem-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo Caixa TEM. Adicionalmente, sugere-se registrar um Boletim de Ocorrência.

Informamos ainda que o assunto está sendo monitorado junto ao Agente Operador do Programa, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do aplicativo CAIXA TEM.

A Caixa Econômica Federal está mapeando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária para o adequado atendimento às famílias e reforçando o protocolo de segurança do aplicativo.

O MDS reforçará em seus canais de comunicação as orientações para situações de ocorrência no pagamento.

Informe N°52 Bolsa Família – Indícios de acesso indevido a contas bancárias de beneficiários do Bolsa Família

Assessoria de Comunicação – MDS


  1. Como as famílias beneficiárias do Bolsa Família estão sendo alvo de golpes?
    Resposta: As famílias estão recebendo SMS com links maliciosos que direcionam para sites fraudulentos, expondo suas informações e contas bancárias.

  2. Qual é o canal oficial de comunicação do Programa Bolsa Família com as famílias beneficiárias?
    Resposta: As mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família são os canais exclusivos de comunicação com as famílias.

  3. O Programa Bolsa Família realiza contato por telefone com os beneficiários?
    Resposta: Não, o Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.

  4. O que as famílias lesadas pelo golpe devem fazer?
    Resposta: Devem dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para contestar a transferência bancária e ainda podem fazer a contestação via aplicativo Caixa TEM. Além disso, é recomendado registrar um Boletim de Ocorrência.

  5. Como o Ministério do Desenvolvimento Social está agindo em relação a esse golpe?
    Resposta: O MDS está monitorando o assunto junto à Caixa Econômica Federal, responsável pelo aplicativo CAIXA TEM, e reforçará as orientações para situações de ocorrência no pagamento em seus canais de comunicação.

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