O site da Alexa+ já está disponível para algumas pessoas, de acordo com o The Verge, permitindo acessar a nova versão da assistente de voz da Amazon aprimorada com inteligência artificial generativa por meio de qualquer navegador. Até então, o bot podia ser utilizado no app e em dispositivos Echo compatíveis.
A plataforma foi anunciada pela gigante do comércio eletrônico em fevereiro. Mas ao entrar nela, o usuário era redirecionado a uma página com informações sobre a nova Alexa, o que mudou desde o início desta semana, com a IA ficando disponível na web, embora de maneira limitada.
Recursos disponíveis na versão web da Alexa+
Assim como o Gemini e o ChatGPT, a página da Alexa com IA conta com uma caixa de texto na área central, para quem prefere digitar as solicitações em vez de falar. Ela também traz botão para anexar arquivos que serão analisados pelo bot.
- Na barra lateral esquerda, ficam os menus para acessar o histórico de conversas nos dispositivos Echo, controlar aparelhos conectados pelo computador e conferir documentos compartilhados;
- Listas da Alexa, calendário, lembretes e tarefas são algumas das outras funcionalidades disponíveis;
- O acesso à versão web da IA pode ser útil para trabalhos que são melhor adaptados a uma tela grande, como editar documentos, copiar texto e revisar arquivos;
- Além disso, é possível pedir ajuda ao chatbot para planejar viagens, redigir e-mails, fazer reservar em restaurantes, comprar online e gerar guias de estudo, entre outras coisas.
)
Vários prompts pré-definidos são oferecidos para auxiliar as pessoas indecisas durante a interação, bastando clicar na categoria desejada para visualizá-los. Nas respostas, a página traz um alerta, ao final do texto, informando que a Alexa não está livre de erros.
Por enquanto, a interface do site da Alexa Plus tem algumas limitações, como destaca a reportagem, pois a plataforma está em processo de desenvolvimento. Assim, a experiência é um pouco mais básica do que a disponível nas IAs concorrentes.
Como acessar a Alexa+ na web?
Neste primeiro momento, a Alexa+ está disponível para um número reduzido de pessoas, que podem acessá-la por meio do novo site, no app e alto-falantes inteligentes Echo compatíveis. Ao entrar na página, é preciso fazer login para interagir com o chatbot.
Além de estar entre os selecionados, o usuário precisa ter uma assinatura Prime ativa para acessar a nova versão da Alexa. Futuramente, a Amazon deverá oferecer a Alexa com IA para não assinantes cobrando uma taxa à parte, de US$ 19,99 mensais, o equivalente a R$ 110 pela cotação atual, em conversão direta.
Gostou do conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e compartilhe-as nas redes sociais.

