Miniempresa Sinta-se foi neste nesta edição da Junior Achievement (Foto: Divulgação Junior Achievement)
O projeto Miniempresa, viabilizado em Bento Gonçalves pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), teve sua temporada 2024 encerrada, mas as empresas criadas por alunos de escolas locais seguem fazendo sucesso. A Sinta-se, idealizada pelos estudantes do campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foi uma das três selecionadas para representar o Rio Grande no Sul na seletiva nacional do projeto da Junior Achievement (JA).
Para chegar lá, eles participaram de um ‘pitch’ que reuniu 16 miniempresas gaúchas em Porto Alegre. Diante de uma banca formada por representantes da JA, a Sinta-se relatou sua jornada de construção, os resultados conquistados e as práticas de gestão. “A banca não analisa apenas o produto. Eles observam o gerenciamento da empresa como um todo, desde a criação do produto, a interação do grupo, como eles reagiam diante das dificuldades de vendas, quanto venderam e produziram, além, claro, da forma de se apresentarem”, disse Ângela Cavalet Peron, que coordenou a JA no CIC-BG e assistiu às apresentações dos alunos-empresários.
Agora, a Sinta-se, que fabrica pomadas naturais, precisa enviar seus relatórios e um vídeo-pitch para a JA Brasil. Os finalistas nacionais serão conhecidos no dia 2 de setembro e disputam, no Piauí, dia 8 de outubro, o título do programa. Já a etapa América será em Montevidéu, no Uruguai, dia 3 de dezembro.
A empresa do IFRS já foi premiada com seu projeto neste ano, na formatura regional do programa, quando foi destaque em Gestão de Finanças. Além da Sinta-se, foram selecionadas para a etapa nacional as empresas WOW, de Caxias do Sul, que criou um spray para desamassar roupas, e a Achei, de Porto Alegre, cujo produto é uma tag de localização.