Pular para o conteúdo

Amazon negocia investimento de 10 bilhões na OpenAI para desenvolvimento de inteligência artificial

Banner Aleatório

A Amazon está em negociações para investir na OpenAI, empresa que criou o ChatGPT, num potencial acordo que pode elevar a avaliação da empresa de inteligência artificial acima dos 500 mil milhões de dólares (cerca de 427 mil milhões de euros), disse, nesta terça-feira, uma fonte próxima do processo à Reuters.

Banner Aleatório

A Amazon poderá investir cerca de dez mil milhões de dólares (8530 milhões de euros) na OpenAI, mas as negociações entre as duas empresas são “muito fluidas”, acrescentou a fonte, que falou sob anonimato devido à natureza privada do assunto.

O possível acordo destaca a procura incessante de capacidade de computação no sector da inteligência artificial (IA), à medida que as empresas competem para construir sistemas que rivalizem ou superem a inteligência humana.

Empresas como a Nvidia e a Oracle assinaram, neste ano, contratos de IA com a Open AI no valor de vários milhares de milhões de dólares. A OpenAI também assinou, em Novembro, um acordo de 38 mil milhões de dólares (perto de 32 mil milhões de euros) para adquirir serviços cloud da Amazon.

No entanto, os investidores estão atentos a sinais de que a procura por IA está a abrandar ou de que os gastos maciços não estão a dar os resultados esperados.

A discussão entre a Amazon e a OpenAI surge numa altura em que a gigante de IA está a preparar o terreno para uma oferta pública inicial que poderá valorizar a empresa em até um bilião (de milhões de milhões) de dólares, ou seja, mais de 850 mil milhões de euros, informou a Reuters em Outubro.

A abordagem sublinha a capacidade da OpenAI de estabelecer parcerias alargadas, depois de ter abandonado as suas raízes de organização sem fins lucrativos e de ter concluído o seu acordo com a Microsoft, disse a fonte.

O acordo com a Microsoft transforma a OpenAI uma empresa de utilidade pública, controlada por uma organização sem fins lucrativos que detém uma participação no sucesso financeiro da OpenAI, eliminando as principais restrições à capacidade da empresa de angariar capital e garantir recursos de computação.

A Microsoft detém uma participação de 27% na OpenAI e assegurou o direito exclusivo de vender modelos desta empresa aos seus clientes da cloud. A OpenAI, a Amazon e a Microsoft não responderam de imediato a um pedido de comentário da Reuters.

O The Information, que noticiou pela primeira vez as conversações, disse que a OpenAI planeia utilizar os semicondutores Trainium da Amazon, que competem com os chips da Nvidia e da Google, e acrescentou que o financiamento da Amazon poderia levar a uma ronda de angariação de fundos mais alargada com outros investidores.

A OpenAI está também a tentar vender uma versão empresarial do ChatGPT à Amazon, mas não está claro se o acordo inclui disposições para integrar as funcionalidades do ChatGPT, como ferramentas de compras que a Amazon está a desenvolver para as suas próprias aplicações, refere o relatório.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *