Em julho de 2025, havia cerca de 700 milhões de usuários ativos do ChatGPT, cerca de 10% da população adulta mundial
Modelos de linguagem de IA como o ChatGPT conquistaram o mundo rapidamente. Especialmente no início do desenvolvimento, muitos especialistas e observadores partiram do pressuposto de que a IA tornaria a busca na web — como a do Google — obsoleta e a substituiria. Na prática, o próprio Google hoje já oferece resumos gerados por IA diretamente nos resultados de busca.
Ainda assim, os chatbots parecem ser usados principalmente para outros fins, e as pessoas continuam pesquisando no Google. Um estudo do National Bureau of Economic Research analisou, com base em dados da OpenAI, como o uso ocorre de fato.
As mensagens não foram lidas diretamente, mas sobretudo categorizadas. Nesse processo, foram identificadas principalmente três categorias, que, juntas, abrangem 80% de todas as solicitações:
- Instruções práticas: englobam principalmente explicações de conceitos, tecnologias e temas semelhantes.
- Busca por informações: é o que mais se aproxima do uso como ferramenta de busca na web.
- Escrita: vai de legendas curtas e e-mails até artigos completos.
No contexto de trabalho, predomina a escrita de textos. Curiosamente, porém, o ChatGPT é usado para temas profissionais em apenas cerca de 30% dos casos. O uso privado é significativamente mais comum. Chama atenção o fato de que, sobretudo, pessoas com maior nível de escolaridade e empregos bem remunerados parecem usar a IA no trabalho.
Em julho de 2025, havia cerca de 700 milhões de usuários ativos do ChatGPT, o que representa aproximadamente…
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