Apesar de seu uso ainda dividir opiniões, o ChatGPT já se tornou uma ferramenta essencial para muitas pessoas, especialmente por conta das diversas possibilidades que a criação da OpenAI pode oferecer.
Da simplificação de assuntos complexos à criação de conteúdo, a tecnologia é utilizada para diversos fins e já alcança aproximadamente 54% da população brasileira.
E contrariando a ideia de que o ChatGPT é voltado apenas para os jovens, a ferramenta também pode auxiliar o público mais velho em diversas tarefas.
Inclusive, uma das aplicações mais úteis da IA é no planejamento da aposentadoria, pois ela pode fornecer dicas e estratégias valiosas para tornar o processo mais seguro e organizado.
Objetivos
Antes da aposentadoria, é fundamental ter uma visão clara do orçamento disponível e dos investimentos futuros. Neste processo, o ChatGPT pode auxiliar criando cronogramas detalhados e traçando estratégias financeiras.
Despesas futuras
Embora não seja infalível, o ChatGPT pode identificar despesas básicas da aposentadoria que muitas vezes passam despercebidas, e acabam impactando o orçamento futuro. Por isso, contar com a IA para estimar esses custos pode ser fundamental.
Gastos com saúde
A saúde é, sem dúvida, um dos setores que mais demandam investimentos por parte dos idosos, além de representar uma despesa essencial. E com o auxílio do ChatGPT, é possível estimar de forma precisa os gastos mensais e anuais com cuidados médicos.
Imposto de Renda
Calcular impostos pode ser um desafio em qualquer fase da vida, mas com o ChatGPT isso deixa de ser um obstáculo. Afinal, a ferramenta facilita o processo, ajudando a organizar os tributos e a planejar benefícios e investimentos.
Consultoria financeira
O ChatGPT pode atuar como um assistente financeiro pessoal, ajudando no controle do orçamento e oferecendo orientações sobre boas práticas de gestão do dinheiro.
Renda extra
Para algumas pessoas, a aposentadoria pode não ser suficiente para cobrir todos os objetivos financeiros. Por isso, o ChatGPT pode auxiliar, sugerindo alternativas para complementar a renda, como benefícios sociais e investimentos.

