O aplicativo do ChatGPT (Android, iOS) gerou US$ 28 milhões em receita líquida em julho nas lojas Google Play e App Store de acordo com os dados da Appfigures. O número representa cerca de 2 milhões de assinantes pagantes. A tendência de crescimento acontece desde o seu lançamento, no fim do ano passado, mas vem cada vez mais ganhando velocidade.
Segundo a empresa de análise de mercado móvel, o lançamento do GPT 4o, no dia 13 de maio, impulsionou o pico de receita em handsets, apesar de o modelo estar disponível em sua versão web gratuitamente. A análise feita por Appfigures é de que o modelo mais poderoso incentiva os usuários a fazerem um upgrade para a assinatura paga da OpenAI.
Embora a OpenAI ofereça o GPT-4o aos usuários na camada gratuita, essa promessa ainda não está no app. No entanto, durante a primeira semana, os usuários móveis foram incentivados a fazer o upgrade para a assinatura mensal de US$ 19,99 do ChatGPT, o ChatGPT Plus, se quisessem experimentar o lançamento mais recente da OpenAI.
ChatGPT: receita líquida crescente
As estimativas da Appfigures apontam um aumento na receita líquida de 22% no app no dia do lançamento do GPT-4o e continuou em curva crescente nos dias seguintes. No dia seguinte ao lançamento, a receita líquida atingiu US$ 900 mil, quase o dobro da média diária do aplicativo, até então de US$ 491 mil – lembrando que o valor é calculado após Apple e Google descontarem sua comissão. Entre 13 e 17 de maio, a receita líquida acumulou US$ 4,2 milhões nas duas lojas de aplicativos.
Na média, o crescimento em maio foi de 40%.
De acordo com o site TechCrunch, a App Store contribuiu com a maior parte da nova receita, com 81%, e os EUA foram o principal mercado, representando US$ 1,8 milhão em receita. Outros países de destaque incluíram a Alemanha (US$ 282 mil), o Reino Unido US$ 212 mil), o Japão (US$ 210 mil), a França (US$ 147 mil), o Canadá (US$ 134 mil), a Coreia (US$ 123 mil), o Brasil (US$ 117 mil), a Austrália (US$ 102 mil) e a Turquia (US$ 89 mil).