Pular para o conteúdo

Apple e Google se unem para integrar Gemini e aprimorar a Siri: Novidades da parceria.

Banner Aleatório

Nesta segunda-feira (12), a Apple confirmou oficialmente uma parceria estratégica com o Google para utilizar os modelos de inteligência artificial Gemini, da Alphabet, como base dos próximos recursos de IA em seus produtos. A colaboração inclui uma versão totalmente reformulada da assistente Siri, uma das funções mais aguardadas por usuários de iPhone e iPad.

Banner Aleatório

Gemini será a base dos novos modelos de IA da Apple

Segundo comunicado obtido pela CNBC, a Apple informou que, após uma extensa avaliação interna de diferentes tecnologias de IA disponíveis no mercado, a plataforma Gemini, do Google, foi considerada a mais capaz para servir de base aos chamados “Apple Foundation Models”, que alimentam os recursos avançados de inteligência artificial da empresa.

Embora o anúncio tenha sido feito agora, rumores indicavam que o acordo já estava fechado desde novembro, nos bastidores.

Acordo de longo prazo marca mudança de estratégia

A colaboração entre as duas gigantes da tecnologia é descrita como um acordo de vários anos e representa uma mudança significativa na estratégia de IA da Apple. Após adiamentos sucessivos no lançamento da chamada “nova Siri”, a parceria surge como uma forma de acelerar o desenvolvimento e reduzir a distância em relação a concorrentes que já oferecem assistentes de voz mais avançados.

O que muda na Siri com inteligência artificial

Com a adoção da tecnologia Gemini, a Apple pretende tornar a Siri muito mais poderosa e contextual. O assistente passará a entender melhor o contexto das solicitações, conectando informações armazenadas em aplicativos como Mail e Mensagens para fornecer respostas mais precisas e úteis.

Por exemplo, o usuário poderá perguntar sobre o status de um voo ou detalhes de um compromisso, com base em e-mails e mensagens relacionadas.

Outra novidade esperada é a capacidade da nova Siri de executar ações mais complexas dentro dos apps, com consciência do que está visível na tela e do objetivo do usuário naquele momento, tornando a interação mais natural e eficiente.

Lançamento previsto para 2026

O lançamento da nova Siri com IA está previsto para 2026, possivelmente junto com o iOS 26.4, cuja liberação pública deve ocorrer entre março e abril. A Apple ainda não divulgou o cronograma completo nem todas as funcionalidades, mas confirmou que os novos recursos chegarão “mais tarde neste ano”.

(Com informações do Blog do iPhone)

Veja Também


A parceria entre a Apple e o Google para integrar o Gemini e reformular a Siri traz grandes possibilidades de melhorias no serviço prestado aos usuários. Essa colaboração entre duas gigantes da tecnologia pode resultar em uma assistente virtual mais eficiente e com mais funcionalidades. A integração do Gemini, plataforma de inteligência artificial do Google, com a Siri, pode proporcionar uma experiência mais personalizada e intuitiva aos usuários. É interessante acompanhar como essa parceria pode impactar positivamente a forma como interagimos com nossos dispositivos e como podemos tirar proveito máximo dessa evolução tecnológica. Vale a pena ficar atento às novidades que surgirão dessa colaboração entre a Apple e o Google.

Créditos Para a Fonte Original

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *