A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que alunos do ensino médio de escolas da rede pública poderão se candidatar a vagas e bolsas de estudo para dois cursos técnicos em manutenção aeronáutica.
A iniciativa é uma parceria da Agência com o Serviço Social do Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de fomentar a formação de profissionais para o modal aéreo, de acordo com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
As aulas serão realizadas de forma presencial na unidade de Samambaia, em Brasília (DF), com início previsto para o dia 11 de novembro de 2024, com vagas para o curso técnico em Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor, que será realizado no período da manhã, das 8h às 12h, e para o curso técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula, que terá aulas à noite, das 18h40 às 22h40.
Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor
Formação que permitirá ao profissional realizar atividades nos motores das aeronaves e seus sistemas, como o sistema de combustível, partida e ignição, eletrônico, além de permitir as inspeções corretivas e preventivas.
Horário do curso: 8h às 12h
Total de vagas ofertadas: 32
Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula
Formação que permitirá ao profissional realizar atividades na célula das aeronaves e seus sistemas, como o sistema hidráulico, pneumático, combustível e trem de pouso, além de permitir realizar as inspeções corretivas e preventivas.
Horário do curso: 18h40 às 22h40
Total de vagas ofertadas: 32
Os cursos terão duração estimada de 24 meses, e serão ofertadas bolsas de estudos de R$ 700, como incentivo para que os alunos permaneçam e concluam os cursos.
A ação faz parte do programa Asas para Todos, da Anac, que tem como foco a promoção da equidade de gênero na aviação, garantindo que pelo menos 50% das vagas sejam destinadas a mulheres, incentivando a participação feminina nas áreas técnicas da aviação.
A ação também reserva vagas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, além de pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de outubro, por formulário eletrônico e todas as regras estão dispostas em edital.
Para mais informações, acesse o portal da Anac.
Informações da Anac